Destaques Geral

Castração chega ao fim e atende mais de 3,4 mil animais em Paraíso

29 de Maio de 2021

Evento em Paraíso castrou mais de 3.400 animais na cidade. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso finalizou na última quarta-feira, 26, o maior programa de castração de cães e gatos já realizado no Brasil, segundo informações da administração. Foram ao todo 3.445 castrações em 17 dias de evento.

Apesar de a previsão ter sido de quatro mil animais — que não aconteceu devido ao número de faltas, o balanço realizado pela Vigilância e equipes dos castramóveis foi bastante positivo. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Sposito, o setor ficou muito feliz com o resultado.

Conseguimos atingir um número bastante alto, e também ficamos contentes de poder ter atendido a um bom quantitativo de animais abrigados no Canil Municipal. Poderia ter sito um número maior de animais atendidos no município, mas registramos muitas faltas. Apesar disto, ficamos muito satisfeitos com o resultado”, destacou.

Foram três equipes envolvidas na castração, somando 21 profissionais da ONG Ajuda, de Juiz de Fora/MG, além de toda a equipe de apoio do Controle de Zoonoses, que foi imprescindível para a organização do evento. Para o coordenador do departamento, Luciano Santana, o evento surpreendeu a todos, principalmente à população, que abraçou a ideia.

Com certeza todos verão a diferença que este evento terá no futuro em relação ao controle populacional desses cães e gatos”.

Luciano ressalta, ainda, o apoio que os paraisenses deram ao município ao levar os cães comunitários – aqueles que vivem nas ruas e são alimentados pela própria população.

Essa era a ideia e uma das razões mais importantes para o evento ser realizado, assim como também a castração de cães de raça, para que os donos evitem colocar esses animais para procriar com objetivos comerciais, que não é legal”, acrescenta.

Tenho certeza de que, para o futuro de São Sebastião do Paraíso, este evento é e foi um marco, veremos uma Paraíso antes e depois desta ação. Agradecemos a todos que colaboraram e que participaram com a gente: à Câmara Municipal, à ONG Ajuda, o deputado estadual Noraldino Júnior, ao prefeito Marcelo Morais e o vice Daniel Tales, ao coordenador da Vigilância Sanitária, Guilherme Firmino, a Fernanda Sposito e também a todos os agentes de endemia que estiveram presentes, trabalhando com amor pra que esse evento acontecesse com o sucesso”, completou.