Destaques Geral

Cássia recolhe cerca de 9 toneladas de pneus

Por Nathália Araújo / Redação

15 de Maio de 2020

CÁSSIA – Cerca de 9 toneladas de pneus usados foram recolhidas em Cássia, por meio de uma ação realizada pela Defesa Civil junto a Vigilância Epidemiológica. A medida se deu com o objetivo de prevenir o surgimento de focos de dengue nestes objetos e diminuir a poluição local.

Este trabalho acontece periodicamente no município, sendo que a equipe responsável o realiza a cada 40 dias, em média. Os principais locais onde estes materiais podem ser encontrados são as borracharias, oficinas, terrenos, a prefeitura e os quintais das casas. Após o recolhimento, os pneus são encaminhados a uma empresa de reciclagem e passam pelo processo de trituração, de modo ecologicamente correto.

O coordenador da Defesa Civil do município, Alexandre Ribeiro Corrêa, informa que o descarte deve acontecer de forma responsável e solicita que a população tome os devidos cuidados. “Em primeiro lugar, precisamos preservar o meio ambiente. Mas, especialmente agora, enquanto vivemos uma pandemia, é necessário que a higiene receba uma atenção especial. Se todos tomarem cuidado, além de evitar a dengue, evitamos muitas outras doenças”, explica.

Ainda, o profissional conta que é comum encontrar focos do mosquito aedes aegypti durante as atividades de recolhimento. “Chegamos a encontrar focos do mosquito em diversas situações e, em todas elas, a equipe da vigilância realizou os procedimentos necessários para exterminá-los e orientou sobre os cuidados necessários para evitar a situação”, contou.

Para reforçar sobre a questão, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Rodrigues, explica que todos devem tomar os devidos cuidados para não deixar água parada e dar atenção especial a higiene. “Tal medida se faz importante para o combate ao mosquito da dengue e também para a preservação do nosso meio ambiente”, afirmou.

Para os que quiserem agendar uma visita dos profissionais da vigilância, para averiguar se existem focos de dengue, ou solicitar o recolhimento de recicláveis, o contato deve ser realizado por meio da ouvidoria disponível no site www.cassia.mg.gov.br, no e-mail ouvidoria@cassiamg.gov.br ou pelos telefones de contato (35) 9 9700-9230 (WhatsApp) e (35) 3541-5700.