Destaques Geral

Cássia realiza triagem em ranchos

12 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

CÁSSIA – A Secretaria de Saúde de Cássia está visitando ranchos do município para realizar triagens e distribuir máscaras de proteção para conter a disseminação do novo coronavírus. Até agora, a cidade tem 88 casos notificados, sendo que dez estão em processo de investigação, sete foram descartados e um está em internação, na Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Na região do Itambé, 28 propriedades já passaram pelo atendimento e, 48 estavam fechadas para receber a triagem, entretanto, estão em acompanhamento e as visitas serão realizadas, caso os locais sejam abertos. Os profissionais também pretendem passar pelas regiões do Lageado, Antinha, Ilha da Broa, Praia Bela, Toco D’Óleo e Resfriado. Ainda, as visitas de conscientização devem continuar nas lavouras de café, assim que os grandes loteamentos de ranchos forem atendidos.

A Secretaria de Saúde deu início a estas atividades por conta do grande número de pessoas, de outros municípios, que visitam os pontos turísticos de Cássia. Por este motivo, durante o atendimento, além de utilizar todos os equipamentos de proteção individual (epis), os profissionais também orientam sobre os principais cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pela covid-19 e explicam os procedimentos necessários para os que apresentarem sintomas da infecção.

Juliana Guimarães é enfermeira e uma das responsáveis pelo trabalho e explica sobre a importância das visitas que, além de realizar as triagens, ajudam a conscientizar e a identificar possíveis casos que possam ser notificados. “A busca ativa é fundamental para que possamos identificar a doença ainda precoce, e assim já iniciar o tratamento necessário para cada situação”, esclareceu.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal também informou que, para que os visitantes não se desviem do local fixo da triagem, uma barreira deve ser colocada nas entradas que ligam o município às rodovias MG-444 e MG-344.

Com a conclusão das atividades nos ranchos e lavouras, ainda será realizado um cronograma aberto para agendar visitas em outras propriedades da zona rural.