Destaques Esporte

Cássia realiza torneio de xadrez pelo WhatsApp

9 de julho de 2020

A competição promete dar continuidade ao evento anual de maneira segura. / Foto: Divulgação

CÁSSIA- Para se adequar à nova realidade imposta pela covid-19, Cássia elaborou uma forma de manter o tradicional evento de xadrez do município que, pela primeira vez, será realizado de forma virtual. As inscrições, que tiveram início no último dia 7, vão até 16 de julho e são para todos os públicos. Elas devem ser feitas na Casa da Cultura, na rua Aviadores Azevedo Borges, 121, Centro, das 8h às 17h. A inscrição é um quilo de alimento, que será doado ao Lar Jesus Maria José, uma instituição de caridade que cuida de crianças.

De acordo com informações da Secretaria de Esportes, o evento ocorre todos os anos, na forma de competição entre as escolas.

“Todos os anos realizamos o Interescolar de Xadrez. Como era apenas entre escolas, tínhamos uma grande participação dos alunos da rede municipal, estadual e da escola particular”, informa a secretaria.

A expectativa para o evento é grande, mesmo que ainda não haja possibilidade de mensurar a aceitação do público.

Por ser virtual, não sabemos como será a adesão da população. Em 24 horas de inscrição, já temos quatro inscritos, sendo três homens e uma mulher”, segundo a secretaria.

A competição ocorrerá por aplicativo que, segundo a Secretaria de Esportes, será o próprio “juiz” das partidas.

Vamos montar um grupo no WhatsApp com os participantes. Todos vão baixar o app e faremos o sorteio dos confrontos. Os competidores poderão combinar entre si o horário do jogo e, assim, os vencedores vão avançando até a grande final. O próprio app é o “juiz” do jogo e a comissão pode acompanhar a partida ou, ao final, eles nos enviam o resultado.

De acordo com informações da secretaria, o campeonato virtual é uma maneira de incentivar o esporte durante o período de pandemia.

A campanha #fiqueemcasa (iniciativa que promove eventos esportivos virtualmente) nos fez trabalhar de outras formas e repensar maneiras para os cassienses não perderem o amor pelo esporte. E o xadrez vem dar um reforço para o nosso esporte, nesta época de pandemia”.