Cidadania Destaques

Cássia faz inauguração virtual de creche no bairro São Gabriel

24 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

CÁSSIA  – A Prefeitura de Cássia inaugura nessa quinta, 25, o Centro Educacional de Educação Infantil Maria das Graças Souza, que fica no bairro São Gabriel. A cerimônia será feita virtualmente, na página da administração municipal no Facebook, às 9h. Estarão presentes apenas o cerimonialista, assessor de comunicação, prefeito, vice-presidente da Câmara e a diretora da escola.

A secretária de Educação, Kelly Cristina Ferreira de Morais, afirma que a nova unidade vai priorizar o atendimento a crianças do bairro.

O Centro está homenageando a Maria das Graças Souza, que trabalhou em creches do bairro, é reconhecida e fez muitos trabalhos voluntários na região. O intuito é justamente auxiliar as crianças que não têm condições de se locomover para outras creches, longe dessa área, portanto, haverá uma preferência por crianças do bairro São Gabriel, local onde é a nova creche.”, comentou.

A creche foi construída no terreno da Praça de Esportes Professor Heitor Geraldo Magela Combat e a proposta, a médio prazo, também prevê uma escola padrão de educação básica, que será executada com recursos federais. A prefeitura já cadastrou o projeto junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e aguarda análise dos responsáveis para autorização.

A praça será muito boa para a área educacional, não apenas da própria creche municipal, mas para todos, visto que vários esportes e projetos até para idosos estão sendo planejados para implementação”, finalizou Kelly.

Aristides Campos, engenheiro responsável pelo centro, comentou que a construção teve início em 2018 e foi custeada com recursos do município.

O novo módulo terá capacidade para atender 48 crianças em tempo integral ou 96 em dois turnos, conforme as necessidades da Secretaria de Educação. É o primeiro passo de um projeto ambicioso que visa, também, a construção de uma nova escola municipal de educação básica no local. A estrutura educacional será interligada à estrutura esportiva da Praça de Esportes em um ambiente propício ao aprendizado, à prática de atividades físicas e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes da cidade”, disse.

Segundo o engenheiro, o complexo esportivo será liberado para todos os estudantes da rede municipal e, por meio de convênios específicos, para os demais estudantes cassienses e para instituições educacionais, culturais e esportivas. Também estão previstas atividades organizadas e supervisionadas por profissionais de saúde e de esportes da administração pública para a comunidade em geral, como aulas de natação, ginástica e hidroginástica e outras modalidades. Eventos esportivos como jogos escolares e campeonatos serão organizados no local.

Além do módulo educacional, já está em andamento outra etapa de revitalização do entorno e reforma das piscinas. E os projetos da terceira etapa estão em fase avançada para licitação e início de execução ainda neste ano, com previsão de adequação dos vestiários, execução da pista curta de atletismo e de campo de futebol society, conforme a disponibilidade de recursos da administração. A prefeitura ainda estuda sobre o uso recreativo com relação aos aspectos legais e operacionais”, finalizou o engenheiro.

No mesmo dia, além da nova Creche Maria das Graças, às 9h, a prefeitura municipal, às 10h, mostrará a reforma da Escola Municipal João Carlos e, às 11h, a reforma da Creche Norma Pinto Borges.