Cidadania Destaques

Cássia distribui sacolas para coletar fezes de pet

18 de junho de 2020

Foto: Divulgação.

CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia está distribuindo sacolinhas para recolhimento de fezes de animais. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Associação Cassiense Protetora dos Animais “Bicho Feliz”, tem com objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de recolher dejetos dos pets durante os passeios pelas vias do município.

Segundo a prefeitura, foram produzidos cerca de 9 mil sacolinhas (20 quilos), que foram distribuídas em clínicas veterinárias e serão repassadas à população.

A gente distribuiu nas clínicas para que seja feito o trabalho de redistribuição aos clientes, pessoas que têm cachorros e quem for lá e procurar pelas sacolas”, informa a assessoria de Comunicação da prefeitura.

A proposta é informar a população sobre os riscos de transmissão de doenças por meio das fezes dos animais e incentivar as pessoas a recolherem os dejetos. De acordo com a veterinária Maria Rita Dolores, as fezes podem transmitir doenças.

Bicho geográfico, que causa coceira e lesões, o bicho do pé, e a toxocaríase, um parasita que pode afetar o fígado e se instalar no aparelho digestivo, são algumas das doenças que podem ser causadas por esse problema. As maiores vítimas acabam sendo as crianças. A verminose pode entrar no corpo humano ou do animal, através do contato oral ou físico” advertiu.

Segundo ela, o manuseio dos dejetos deve ser feito de modo adequado, já que o próprio dono pode se contaminar.

Existem alguns perigos inerentes ao manuseio de cocô de cachorro, por isso é importante estar sempre vigilante e cuidadoso ao fazê-lo. Proteger bem a mão ou usar uma pá é sempre uma boa escolha”, disse.

Os donos de animais de estimação devem recolher os dejetos dos animais na grama ou em calçadas. Para fazer o descarte, deve utilizar um saco plástico e destinar o material para a coleta do lixo doméstico, ou nas lixeiras espalhadas pela cidade.

A estudante Carolina Mendes Siqueira afirma que já recolhe as fezes quando passeia com seu pet.

Minha cachorra gosta muito de fazer cocô na grama e eu sempre recolho. É desagradável por causa do cheiro e as pessoas podem pisar, sem querer, e sujar os calçados. Sei que tem doenças que meu cachorro, mesmo sem ter nenhum sintoma, pode transmitir. Eu acho que é uma questão de responsabilidade e educação” disse.