Destaques Geral

Casos de covid-19 em Paraíso sobem para sete

Por Ralph Diniz / Especial

16 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.S. PARAÍSO – Subiu para sete o número de casos confirmados do novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso, sendo que os últimos quatro foram diagnosticados após realização de testes rápidos. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de ontem, 15, o município contabiliza 354 notificações da doença.

Ainda segundo as informações da Prefeitura, dos sete casos confirmados até agora, três foram diagnosticados depois da realização de exame laboratorial e quatro com testes rápidos, que são feitos em pacientes entre o sétimo e o 11º dia após o surgimento dos primeiros sintomas da doença. Seis pacientes infectados já se recuperaram dos sintomas, e uma mulher de 72 anos morreu em abril.

Paraíso recebeu 100 kits para testes rápidos a fim de agilizar o diagnóstico dos pacientes, entretanto, os materiais são utilizados em grupos prioritários, como profissionais da saúde e pessoas que fazem parte de grupos de risco.

Atualmente, 30 pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde em suas casas, e três estão internados nos leitos da Santa Casa reservados para pacientes com sintomas suspeitos da covid-19. Além disso, 36 casos e três mortes suspeitos já foram já foram descartados após exames laboratoriais.

Um comparativo dos boletins apresentados nas últimas duas semanas mostrou que os números de casos suspeitos do novo coronavírus em Paraíso é estável, entretanto, a Prefeitura continua realizando ações de fiscalização e orientação no comércio e nas principais ruas da cidade na tentativa de conter o surgimento de um surto da doença.

Região

A região atingiu 26 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 15, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Passos e Paraíso, com sete registros cada, são os municípios com maior número de registros, seguidos por Itaú de Minas (3), Capitólio (2), Guapé (2), Piumhi (2), São Tomás de Aquino (2) e Alpinópolis. Segundo a SES, a região teve quatro óbitos em decorrência da doença, ocorridos nos municípios de Paraíso, Piumhi, São Tomás de Aquino e
Capitólio.