Destaques Eleições 2020

Cartórios Eleitorais recebem EPIs para as eleições do dia 15

19 de outubro de 2020

PASSOS – Cada um dos quase 16 milhões de eleitores mineiros, mais de 177 mil mesários e cerca de 51 mil colaboradores pode ficar tranquilo, porque os itens doados à Justiça Eleitoral para garantir a proteção de todos contra o novo coronavírus no dia das eleições municipais já estão sendo enviados para as 304 zonas eleitorais mineiras, para serem utilizados nos 853 municípios mineiros nas Eleições 2020. Em Passos, o cartório recebeu os kits que serão utilizados no pleito.

De acordo com a Servidora do Cartório Eleitoral, Alessandra Paranhos Couri, até o momento foram recebidos 4 mil máscaras; 900 vidros de 215 ml de álcool gel 70° (para os mesários; 960 vidros de álcool gel 70° de 400ml (higienizador de mãos – para uso do eleitor); 225 vidros de álcool líquido 70º para uso na seção Eleitoral); 56 mil papel toalha; 1 mil face shield e os adesivos de marcação de distanciamento.

Há cerca de 20 dias, o Tribunal Regional Eleitoral começou a receber caminhões com os materiais doados por 26 instituições e empresas privadas à Justiça Eleitoral. São itens como álcool em gel, álcool líquido, máscaras descartáveis, protetores faciais (face shield) e adesivos para marcação de distanciamento de 1m entre as pessoas nos locais de votação.

O Tribunal recebeu 17 carretas, que trouxeram cerca de 2 milhões e 240 mil itens, incluindo, por exemplo, mais de 1 milhão e 200 mil máscaras, 232 mil frascos de álcool em gel de 215 ml (para mesários e apoio logístico), 201 mil frascos de álcool em gel de 500ml (para as seções eleitorais) e 236 mil protetores faciais. Além dos materiais doados, há itens de limpeza adquiridos pelo TRE, como vassouras e papel toalha. Trinta funcionários do Centro de Apoio do Tribunal estão colaborando na separação e encaminhamento dos materiais aos cartórios, trabalho que será finalizado até o dia 15 de outubro. Ao todo, serão cerca de 40 mil volumes de encomenda, enviados pelos Correios.


Mesários vão receber três máscaras de proteção

PASSOS – Cada mesário receberá três máscaras descartáveis, um frasco de álcool em gel e um protetor facial (face shield) para atuação no 1º turno, que acontece no dia 15 de novembro. Nas cidades onde houver 2º turno (29 de novembro) – o que não ocorrerá em nenhuma cidade da região –, os mesários receberão mais três máscaras. O protetor facial e o frasco de álcool em gel devem ser guardados para nova utilização. Outros colaboradores, como os administradores de prédio e os coordenadores de acessibilidade, também receberão máscaras, álcool em gel e protetores faciais.

Nas seções eleitorais, haverá adesivos marcando o distanciamento de 1m entre as pessoas nas filas; álcool em gel para os eleitores higienizarem as mãos antes e depois de votar; álcool líquido para os mesários higienizarem as mesas e cadeiras em que estarão trabalhando e também as canetas de uso comum, após a utilização por cada eleitor. De qualquer forma, a Justiça Eleitoral incentiva que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Outras recomendações para os eleitores são que cada um vá votar sozinho, se possível, e permaneça no local de votação apenas o tempo necessário para registro do voto.

O uso de máscara será obrigatório em todos os locais de votação. E o protocolo de identificação do eleitor foi alterado, para reduzir o máximo possível o contato entre eleitores e mesários. Confira o passo a passo da votação (formato PDF). É importante ressaltar que o TSE incorporou o Plano de Segurança Sanitária às normas vigentes para o pleito deste ano, por meio da Resolução nº 23.631/2020.

Cartórios receberam álcool em gel e líquido, máscaras, protetores faciais e adesivos. / Foto: Divulgação