Destaques

Carmo do Rio Claro terá edição da “Feira Segura”

13 de julho de 2020

Vinte e nove produtores participaram da primeira edição da Feira Segura e oferecerão seus produtos. / Foto: Divulgação

C. R. CLARO – A tradicional Feira da Agricultura Familiar de Carmo do Rio Claro, ponto de encontro da população nas manhãs de domingo, estará de volta no dia 19 de julho. O evento ocorrerá na Praça Dona Maria Goulart, mas com um diferencial: total segurança para feirantes e clientes contra o coronavírus.

O retorno ocorre de acordo com o projeto Feira Segura, iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Vinte e nove produtores oferecerão legumes, verduras, queijos, doces, embutidos, frangos, ovos, mel, café, entre outros produtos da agricultura familiar. O horário de funcionamento será de 7h às 12h.

A realização no município foi um pedido do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro. O evento tem o apoio do Sistema Faemg/Senar/Inaes e conta com parceria da prefeitura e da Emater, além do próprio sindicato. Com a volta da feira, os produtores terão novamente a sua fonte de renda e os clientes, seus produtos frescos.

Esta será a segunda edição em Minas Gerais. A primeira aconteceu em Boa Esperança, no mês de maio. Até o dia 19, os participantes passarão por treinamentos para a higienização dos alimentos e prevenção contra a covid-19.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Apoio do Sindicato
  • Feira seguirá normas de segurança da Organização Mundial de Saúde
  • Ponto de Encontro

Apoio do Sindicato

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro, Tony Reis, acompanhou o projeto realizado em Boa Esperança e propôs a retomada dos trabalhos na cidade.

Nós ficamos muito satisfeitos em poder viabilizar a capacitação para que os produtores possam voltar ao trabalho com segurança por meio da parceria entre o Sindicato e o Sistema Faemg/Senar/Inaes. A Feira da Agricultura Familiar já estava consolidada e era também um ponto de encontro nas manhãs de domingo”.

Feira seguirá normas de segurança da Organização Mundial de Saúde

C. R. CLARO – A Feira Segura segue todas as orientações para a prevenção de contaminações, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) que serão partilhadas no Seminário sobre Prevenção em Tempos de Covid-19 e na oficina sobre Higiene de Alimentos, oferecidos aos participantes do evento do dia 19.

Os feirantes serão orientados quanto à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e cada um receberá um kit com máscaras, luvas, toucas e avental. As instrutoras Arlyna Franklin da Silva e Nycole Israel do Nascimento, responsáveis pelo treinamento dos produtores, estarão no local para tirar dúvidas.

As barracas manterão distanciamento entre si e a estrutura da feira ainda prevê condições para a higiene das mãos, álcool em gel e alimentos embalados. Não haverá cortes ou consumo dos produtos no local, bem como não será permitida a venda de bebidas.

Ponto de Encontro

O retorno da feira é muito esperado pelos integrantes e consumidores. Criada há 4 anos, ela se manteve como ponto de encontro para a população local e turistas que passam por Carmo do Rio Claro. Fixada na Praça Dona Maria Goulart, contava com o público das missas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e com as pessoas que aproveitavam as manhãs de domingo para um bate-papo gostoso na praça central, rever amigos e adquirir produtos caseiros.

A produtora Valéria Soares, da Fazenda Água Limpa, que participa dos eventos desde o início, disse que o retorno será com toda segurança.

Estamos otimistas. Vamos trabalhar dentro de um novo conceito, com segurança para nós e para os consumidores”, afirmou.