Coluna MG Destaques

Caratinga terá duas novas varas

25 de Maio de 2020

A comarca de Caratinga contará, em breve, com duas novas varas judiciais. A notícia foi confirmada por Marco Antonio de Oliveira Roberto, juiz diretor do foro. Serão instaladas as 3ª Vara Cível e 3ª Vara Criminal. Conforme Marco, a demanda processual em Caratinga sempre foi muito elevada, a distribuição muito alta, um acervo também elevado. “A instalação da nova vara já era um desejo de toda a comunidade forense e população em geral, usuária dos serviços judiciários. Os magistrados de Caratinga enviaram um requerimento ao Tribunal de Justiça, visando a instalação da nova vara. (Diário de Caratinga)

Semana da Enfermagem

Um Projeto de Lei de autoria do vereador Alan Carlos da Silva, aprovado na quarta-feira, 20, instituiu em Uberaba a Semana da Enfermagem, que vai ser comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. Na prática, no dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro e no dia 20 o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Alan explicou que a data foi escolhida para que os profissionais tenham a oportunidade de discutir e debater em situações como workshops, palestras, campanhas, reuniões e outros eventos. (Jornal de Uberaba)

MPT soma 141 denúncias

A Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região de Juiz de Fora soma, em 60 dias, 141 denúncias de violações trabalhistas devido à pandemia do novo coronavírus. As principais acusações são relacionadas à ausência de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel, o descumprimento do distanciamento mínimo exigido pelos protocolos sanitários e a suspensão de contratos de trabalho e outros. Dentre as unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) do interior de Minas Gerais, apenas a de Uberlândia supera a de Juiz de Fora em denúncias recebidas: 198. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Atendimento psicológico gratuito

Sintomas como tensão, estresse, ansiedade, perda da qualidade do sono entre outros, são esperados no contexto de pandemia que o mundo está vivenciando, mas o trabalhador da área da saúde está mais sujeito a ter sua saúde mental afetada. Pensando nisso, o setor de psicologia da prefeitura de Japaraíba vai disponibilizar um espaço de escuta e acolhimento para atender essas demandas advindas do cuidado direto com a Covid-19. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

Divinópolis recebe o projeto

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Defesa Civil, estendeu o programa “Medicamento em Casa” para Divinópolis. O principal objetivo da iniciativa, desenvolvida em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99, é proteger pacientes do grupo de risco da covid-19. A entrega de remédio em domicílio evita contato com ambientes externos e ajuda na redução do fluxo de pessoas nas farmácias, evitando aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus. Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Hospital inicia triagem

O Hospital São Sebastião deu início ao serviço de pré-triagem de pacientes sintomáticos respiratórios, conforme orienta o Ministério da Saúde, para controle do avanço da pandemia da Covid-19. A triagem acontece no serviço de emergência da unidade e todos os pacientes que se enquadrem na situação vão passar por avaliação, antes de acessar as dependências do hospital. De acordo com o HSS, o objetivo é rastrear as pessoas que estejam com sintomas respiratórios e oferecer a elas atendimento e direcionamento adequado (Folha da Mata- Viçosa)