Destaques Geral

Caps de Piumhi promove comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

22 de Maio de 2021

A data reforça a importância do tratamento em liberdade sem ferir os direitos e mantendo a dignidade daqueles que demandam cuidados em saúde mental. / Foto: Divulgação

PIUMHI – O Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) e Caps AD (Álcool e Drogas) que se caracterizam pelos serviços substitutivos à lógica hospitalar e aos manicômios comemoraram em parceria com a secretaria municipal de Saúde, com estudos e reflexão, seguindo toda orientação e protocolo em relação ao covid-19, na terça-feira, 18. A data refere-se a um marco sobre a importância de um tratamento, em liberdade, com a possibilidade de não ferir os direitos e dignidade daqueles que demandam cuidado em saúde mental.

De acordo com a diretora de saúde mental do município, Sandra Síris, neste ano comemorou-se também os 20 anos da lei 10.216, conhecida por instituir esse novo modelo de tratamento, além de dar aos usuários o direito de serem diferentes, e ter o respeito à sua singularidade.

Sandra explicou que alguns usuários compareceram aos Caps, onde foi adotado um modelo de entrega de marmitas com uma mensagem temática para que todos os usuários pudessem participar de alguma forma desta comemoração. A diretora informou que os Caps, atualmente, estão atendendo os usuários divididos em grupos, seguindo os protocolos de segurança exigidos pela secretaria de Saúde.

Também estão sendo realizadas, diariamente, oficinas de pintura, artesanato e exercícios físicos para os usuários, podendo dessa forma atendê-los e promover atividades com eles para que não fiquem sem atendimento. O uso e gravação do vídeo e imagens foram autorizados pelos usuários.