Destaques Cidadania

Capitólio investe em projetos de paisagismo na área urbana

Por Stéfany Dias / Especial

16 de julho de 2021

O Projeto Capitólio Florido instalou jardineiras de concreto e realizou o plantio dos beijinhos. / Foto: Divulgação

CAPITÓLIO – Conhecida como um dos principais destinos turísticos do país pelos encantos naturais do Lago de Furnas, principalmente de atrativos como os canyons e cachoeiras, Capitólio investe no embelezamento da área urbana para cativar os turistas que visitam a cidade.

O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura desenvolveu projetos como Arborização Urbana, com foco no plantio de árvores em calçadas, paisagismo em praças, jardins e áreas verdes e o Capitólio Florido, que foi apresentado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação comercial, Industrial e Agropecuária de Capitólio (Aciac).

Segundo a analista ambiental Josiane dos Santos Reigado, foram utilizadas cerca de 4 mil mudas de diferentes espécies de plantas na Praça da Matriz e na Orla.

Até o momento, o investimento da prefeitura na aquisição das plantas foi em torno de R$41,4 mil, para todas as ações de arborização, sendo que ainda possuímos saldo para a realização do plantio de árvores que será realizado no período chuvoso”, disse.

Josiane também afirma que as plantas foram adquiridas por meio licitação realizada em 2020 para fornecimento de grama, plantas ornamentais e mudas de árvores para a realização do paisagismo das praças e arborização das ruas da cidade.

A estratégia é atrair a atenção e agradar os turistas que visitam as belezas naturais do município. “Tomamos a iniciativa de elaborar projetos paisagísticos que pudessem decorar nossa cidade e também atrair os nossos turistas, seja pela beleza do colorido das flores e também pela sombra que futuramente as árvores irão proporcionar”, disse ela.

A prefeitura se responsabilizou pelo apoio técnico através da elaboração do projeto e do panfleto de arborização urbana, além do apoio financeiro para execução da ação fornecendo os vasos e mudas a partir de um Termo de Compromisso com os moradores e empreendedores”, disse Josiane.

Nas nossas Praças e na Orla temos profissional especializado para realizar a manutenção dos jardins. Já no Projeto Capitólio Florido a participação da comunidade é ainda mais importante, pois cada morador ou comerciante é responsável pelo cuidado e manutenção da jardineira que está na sua porta”, afirma a analista ambiental.

A diretora da Aciac/Federaminas e membro da Câmara da Mulher Empreendedora de Capitólio Eliza Soares Pereira, idealizadora do Projeto Capitólio Florido, afirma que é a participação da população é importante para os projetos.

“As Mulheres Empreendedoras ficaram responsáveis por fazer a articulação com os moradores e comerciantes, incentivando a participação através da elaboração do panfleto de paisagismo e entrega destes para os interessados”, disse.