Destaques Política

Candidatos de Passos divulgam programas para o setor rural

Por Beatriz Silva / Redação

7 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A Folha traz na edição deste sábado, 7, um resumo das propostas dos candidatos à Prefeitura de Passos para a área rural. Os projetos, apresentados por ordem de sorteio, podem ser consultados no portal online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diego Rodrigo de Oliveira propõe a construção de aterros e pontes com tubos de plástico ou zinco, com diâmetros de até três metros. Conforme o candidato, a vantagem desse material em relação à madeira é que ele possui maior durabilidade com menor custo de manutenção. Outro benefício seria o aumento na largura das pontes.

Caso eleito, Oliveira também pretende estabelecer parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) visando criar viveiros de mudas de café nas Associações Rurais, bem como ampliar o programa “Mais Genética”. O postulante também pretende fomentar a agricultura familiar e firmar parcerias com empresas de tecnologias utilizadas na produção rural.

Virgínio Leopoldino promete oferecer transporte digno e eficiente aos estudantes que se deslocam das comunidades e da zona rural para a cidade. O candidato intenciona criar um plano de ensino ao produtor rural e implantar unidades móveis de atendimento para realização de consultas, campanhas de vacinação e exames básicos. Já Aquiles Grintaci Vasconcellos, em sua proposta de governo, não pautou nenhum plano específico para a área rural.

 


Criação de conselhos

André Husemann Patti planeja a criação do Conselho de Mobilidade Urbana e Rural, vinculado à Secretaria Obras. Ainda em suas propostas, está prevista a criação do Conselho do Pequeno Produtor Rural, que estará ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Juarez Moreira quer fortalecer a agricultura familiar por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O postulante também pensa na boa manutenção das estradas rurais e na utilização adequada das áreas, sem prejudicar o meio ambiente.

Alexandre Maia vai buscar, junto a instituições financeiras federais, como o Banco do Brasil, apoio para produtores (crédito rural). O candidato ainda pretende investir na boa qualidade das estradas e no transporte escolar. Por último, Rodrigo Moraes Soares Maia promete o retorno das caçambas da zona rural nas entradas e saídas das zonas urbanas e em pontos de bifurcação; a melhoria no sistema de tráfego no meio rural; a criação de um programa de manutenção permanente das estradas; e a instalação, em parceria com a Polícia Militar, de câmeras de vigilância, para estabelecer o chamado “Programa Fazenda Segura”. Maia também pretende ampliar o programa “Mais Genética”, oferecido pela Emater, e instalar o “Programa Nosso Mel”, que tem como objetivo incentivar a apicultura e melhorar a produção de mel no município.

LEIA TAMBÉM: Santa Casa tem índice zero de pacientes na UTI Covid em Passos