Destaques Eleições 2020

Candidatos de 57 cidades disputarão prefeituras no 2º turno neste domingo

29 de novembro de 2020

BRASÍLIA – Eleitores de 18 capitais brasileiras vão definir prefeitos e vice-prefeitos apenas no segundo turno das Eleições Municipais 2020, que ocorrerá neste domingo, 29 de novembro. Além dessas capitais, outras 39 cidades levaram a disputa da Prefeitura para o segundo turno, totalizando 57 cidades.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Minas
  • Maioria dos eleitores aptos a votar no 2º turno são mulheres

A região Nordeste é que tem a maior quantidade de capitais (sete) que ainda não definiram o chefe do Executivo: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista. Os eleitores de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também terão de comparecer às urnas no próximo dia 29. Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as duas únicas capitais no Centro-Oeste brasileiro a disputar o segundo turno das eleições. No Sul, apenas Porto Alegre (RS) terá disputa no último domingo do mês.

Minas

Cerca de 1 milhão e 277 mil eleitores mineiros votarão para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos hoje em quatro cidades de Minas Gerais: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Nesses municípios, nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos no 1º turno das Eleições 2020, por isso, será necessária uma nova votação, com os dois candidatos mais bem colocados em cada cidade disputando a preferência dos eleitores.

No 2º turno, a votação também será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para os eleitores a partir dos 60 anos. Outras regras do 1º turno continuam válidas, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção nos locais de votação, a recomendação de o eleitor levar sua própria caneta e ir votar sozinho e a não utilização da biometria para identificar os eleitores. Uma recomendação muito importante é que os eleitores – principalmente os que não votaram no 1º turno ou que tiveram dificuldades para localizar a seção eleitoral – chequem com antecedência o local de votação, evitando transtornos do domingo.


Maioria dos eleitores aptos a votar no 2º turno são mulheres

BRASÍLIA – Quase 54% dos eleitores que estão aptos a votar nos 57 municípios em que haverá segundo turno são mulheres; 56,20% do total são solteiros; 11,10% estão na faixa etária de 35 a 39 anos; e 29,84% têm ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos 38.284.410 eleitores que estão aptos a votar no segundo turno das Eleições Municipais de 2020, no dia 29 de novembro.

O retrato dos eleitores consta das estatísticas eleitorais disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi traçado conforme a autodeclaração fornecida pelo eleitorado. A capital alagoana é a que possui a maior quantidade de mulheres eleitoras (55,46%) do total de alistados na cidade. Já Joinville (SC) é o que possui mais eleitores do sexo masculino (48,08%).

O perfil do eleitorado nas 57 cidades com segundo turno indica ainda que a maioria completou o ensino médio (32,05%), e que a cidade que detém o maior percentual nessa categoria é São Luís (MA), com 42,78%. Já Vitória (ES) contempla o maior número de eleitores com nível superior completo (31%).