Destaques Esporte

Campeonato Mineiro volta neste fim de semana

25 de julho de 2020

Campeonato retoma depois de 4 meses. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Depois de mais de quatro meses de paralisação em função da pandemia do novo coronavírus, a bola volta a rolar no Campeonato Mineiro neste fim de semana, com disputas por vagas na semifinal e no Troféu Inconfidência e contra o rebaixamento.

O único clube garantido na semifinal do torneio é o América, que lidera a competição, com 21 pontos (seis vitórias e três empates). No domingo, às 16h, no Independência, o Coelho pode selar a primeira posição e levar vantagem para as fases finais. O América encara o Atlético (18 pontos). Em caso de vitória alviverde e derrota do Tombense (20 pontos) contra o Coimbra, o Coelho garante a liderança.

Um empate no clássico pode tirar o Coelho da ponta se o Tombense vencer. Uma derrota pode jogar o América para a terceira posição, já que seria ultrapassado pelo Galo no saldo de gols – ambos estão com 9 – e pelo Tombense, caso este não seja derrotado para o time do banqueiro Ricardo Guimarães.

O Atlético precisa de uma vitória simples nas duas rodadas finais (América, no Independência, e Patrocinense, no Mineirão) para avançar. O time de Sampaoli pode assumir a ponta já nesta rodada em caso de vitória sobre o América e tropeço do Tombense. Ainda pode ocorrer um empate tríplice se o Galo vencer o clássico e o Tombense ficar no empatar com o Coimbra. Todos os três ficariam com 21 pontos.

A situação mais difícil dos grandes clubes é a do Cruzeiro. O time de Enderson Moreira, que fará sua estreia contra a URT, neste domingo, às 11h, no Mineirão, está na quinta posição, com 14 pontos. O último clube entre os quatro primeiros é a Caldense, com 17. O time de Poços de Caldas tem uma vitória a mais que a Raposa (5 x 4) e maior saldo de gols: 6 x 2. Correndo por fora, a Patrocinense, com 12 pontos, tem chances remotas de avançar à semifinal. Nas duas rodadas finais, o time de Patrocínio recebe o Boa Esporte, neste domingo, às 16h, e visita o Atlético, na próxima quarta, às 21h30.

A situação mais complicada é a do Tupynambás, com 3 pontos. O time de Juiz de Fora ainda vai jogar as duas partidas finais na casa do adversário (Caldense, neste domingo, e Boa Esporte, na próxima quarta-feira).  O Tupynambás tem que vencer as duas rodadas finais e torcer para tropeços de Villa (4 pontos), Coimbra (7 pontos) e Boa Esporte (8 pontos).

O Villa Nova também está próximo da degola. O time de Nova Lima tem 4 pontos e saldo negativo de oito gols. O Leão do Bonfim terá pela frente nas duas rodadas finais o Uberlândia, no domingo, às 10h, no Parque do Sabiá, e jogo direto contra o Coimbra, na próxima quarta, às 21h30, no Castor Cifuentes.