Destaques Esporte

Campeonato Mineiro define semifinalistas

27 de abril de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

BELO HORIZONTE – Foram definidas, com a rodada do último final de semana, as semifinais do Campeonato Mineiro, que serão disputadas sábado e domingo – a Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda vai divulgar a ordem dos duelos. O América aplicou 5a0 na URT, em Patos de Minas, e assegurou o segundo lugar geral. Vai encarar o Cruzeiro, que derrotou o Patrocinense, no Mineirão, por 4a0, e fechou a fase de classificação do Estadual na terceira posição. Pela melhor campanha, o Coelho jogará por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Na outra semifinal, essa vantagem será do Atlético, que acompanhou a rodada final de camarote, já que havia garantido o primeiro lugar (e a classificação) antecipadamente. O time de Cuca vai encarar o Tombense, quarto colocado, que foi campeão do interior pela terceira vez – a segunda consecutiva.

O primeiro duelo será no sábado. O mais provável é que o mata-mata seja aberto por Atlético x Tombense, já que na terça-feira seguinte (4 de maio) o Galo entrará em campo pela Copa Libertadores, para encarar o Cerro Porteño, em BH. Assim, o clássico ficaria para o domingo. No fim de semana seguinte (8 a9de maio), a sequência se inverteria. As semifinais do Mineiro vão contar com o árbitro de vídeo (VAR).

O Tombense assegurou sua vaga ao derrotar o Pouso Alegre por 2a0, em Tombos. Daniel Amorim e Rodrigo Porto marcaram para a equipe da Zona da Mata mineira, que está na Série C do Campeonato Brasileiro. Foi a terceira vez que a equipe do Sul de Minas terminou como a melhor do interior: além do ano passado, também ocupou o posto em 2013.


Série D

A última rodada da fase de classificação do Mineiro também definiu as vagas para a Série D do Brasileiro do ano que vem – os representantes mineiros no campeonato deste ano(Caldense, Uberlândia e Patrocinense) foram conhecidos no Estadual de 2020. O Boa, rebaixado da Terceira Divisão no ano passado, é outro que estará na Quarta Divisão nesta temporada.

Assim, URT, Pouso Alegre e Caldense, classificados entre o quinto e o sétimo lugares nessa ordem, asseguraram lugar na competição de 2022. Caso a Veterana consiga o acesso para a Série C neste ano, a terceira vaga será herdada pelo Athletic, que terminou o Mineiro em oitavo lugar. Também foram definidos os times que brigarão pelo Troféu Inconfidência, que reúne do quinto ao oitavo colocado e será disputado simultaneamente à semifinal: URT x Athletic e Pouso Alegre x Caldense.

O ganhador pode faturar vaga na Copa do Brasil de 2022, se Minas Gerais tiver direito a uma quinta vaga na competição nacional, como ocorreu com o Uberlândia neste ano, beneficiado pela ida do Atlético à Libertadores.
Rebaixados, Boa e Coimbra disputarão o Módulo II no ano que vem.