Destaques Geral

Câmara finaliza processo de digitalização de seu acervo jurídico

14 de junho de 2021

Inciativa transformou mais de 6.100 páginas físicas em arquivo digital :/ divulgação

ITAÚ DE MINAS – Preservar informações de interesse público e promover a transparência dos atos Legislativos, facilitando a busca por arquivos importantes, que ajudam a contar a história do Município. Esse é objetivo da Presidência da Câmara Municipal de Itaú de Minas ao organizar seu arquivo interno e realizar a digitalização de todo o seu acervo jurídico.

O processo, iniciado fevereiro desse ano, se mostrou um recurso essencial para formar um banco de dados completo, confiável, seguro, útil e que ofereça maior controle sobre todo tipo de informações.

O processo de digitalização começou em meados de fevereiro e em menos de 3 meses depois de um trabalho intenso e ininterrupto, mais de 6.100 páginas foram digitalizadas em formato PDF e com o emprego da tecnologia OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres, o que permite que mesmo aqueles documentos mais antigos, com mais de 30 anos e deteriorados pelo tempo, possam ser convertidos em texto pesquisável e reutilizável. Entre os documentos que migraram do meio físico para o digital estão Portarias, Decretos Legislativos, Resoluções e Resoluções Administrativas, bem como todas as Leis Ordinárias e Leis Complementares do Município.

“Além da transparência, é importante pensarmos, também, em segurança: segurança no armazenamento dos arquivos, segurança das informações, segurança contra a perda desses documentos”, afirma a Coordenadora Legislativa da Câmara, Angelita Maria de Oliveira Lima.

Processos

Já para a presidente da Casa, vereadora Cláudia Calixto, “a digitalização de documentos é, ainda, solução para redução de matéria-prima, economia de custos e de espaço. Foram eliminados documentos em duplicidade e o restante foi higienizado e armazenado da forma correta, além de estar disponível em formato virtual, podendo ser acessado a partir de smartphones, computadores e notebooks”.

A Câmara Municipal de Itaú de Minas está implantando os Processos Legislativo e Administrativo Eletrônicos, sendo que a digitalização e a disponibilização integral de todo o seu acervo jurídico é apenas uma etapa de todo o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano.

Para Cláudia Calixto, “essa inciativa é uma forma de acompanhar o avanço da tecnologia e de manter a memória documental da Câmara e do Município”, lembrando que a intenção é também aproximar, divulgar, otimizar e preservar a memória de nossa cidade.