Destaques Geral

Câmara do Carmo do Rio Claro aprova sinalização de rua em poste

13 de março de 2021

De autoria dos vereadores Najara Ávila e João dos Reis Vilela (João do Tiãozão), a proposta é uma alternativa para a falta de sinalização em vias. / Foto: Divulgação

C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio Claro aprovou o Projeto de Lei 014/2021 que estabelece critérios para que a prefeitura use os postes da rede de energia elétrica para sinalizar as ruas do município. De autoria dos vereadores Najara Ávila e João dos Reis Vilela (João do Tiãozão), a proposta é uma alternativa para a falta de sinalização em vias que vem sendo alvo de reclamações já há alguns anos.

Os vereadores destacaram que a pintura dos nomes nos postes acarreta economia aos cofres públicos, pois não precisa de postes específicos e placas. Segundo a vereadora Najara, o serviço pode vir a ser executado pelos próprios servidores públicos, reduzindo ainda mais os custos.

O texto do projeto determina que os nomes devem ser pintados em postes localizados no início das quadras. A pintura deve ser na vertical, tamanho total de três metros, fundo azul e caracteres brancos para ter uma boa visibilidade. “Com essa placa pintada no poste, tem mais visão. A pessoa passa, olha e já identifica”, disse João do Tiãozão.

Para colocar o projeto em execução, a prefeitura precisa da anuência da concessionária do serviço de energia elétrica. Ficam sob responsabilidade do município, os serviços de limpeza e pintura dos postes sempre que esses forem substituídos ou removidos. A falta de nomes nas ruas, há tempos, acarreta problemas de localização e, em bairros mais novos, vem impedindo que o serviço de correio chegue às residências.