Destaques Política

Câmara do Carmo aprova alteração em atribuições do monitor de ônibus

17 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio Claro aprovou, na reunião desta semana, o Projeto de Lei Complementar nº 014/2021, da Prefeitura. Ele altera o dispositivo da Lei Complementar nº 111/2021 que trata das atribuições do cargo de monitor de ônibus. Com a aprovação, esses servidores passarão a auxiliar em tarefas de menor complexidade no intervalo de suas funções principais.

De acordo com o texto anterior, a função do monitor estava restrita ao tempo necessário para realização dos trajetos de casa à escola e escola à casa, deixando-o ocioso no intervalo entre os trajetos. Com a aprovação do PLC, essas horas de trabalho serão dedicadas a auxiliar as serventes escolares nos serviços de limpeza geral nas unidades escolares e ou Secretaria Municipal de Educação.

Conforme informação do Poder Executivo, hoje, a prefeitura não possui nenhum servidor nesses cargos. Desse modo, os candidatos às vagas vão participar do edital cientes desse acréscimo de função. “Não tem ninguém contratado ainda, aqui está falando bem claro. Então, a pessoa que for fazer o processo seletivo lá vai ter que ler antes as suas atribuições, faz se ele quiser”, destacou o vereador José Joaquim Silva, o Zé Pequeno.

O mesmo foi destacado pelo presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista. “Acho que não traz prejuízo nenhum, como o Zé mesmo disse, até porque não tem nenhum servidor contratado ou efetivo ocupando isso hoje. E a pessoa que vier participar do edital, vai saber direitinho o que está nas atribuições”, disse.

Com a possível volta das aulas presenciais, a prefeitura pretende lançar edital de contratação para as vagas de monitor de ônibus. As condições mínimas para ingresso são: idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e curso especializado nos termos da normatização determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito. A carga horária é de 40 horas semanais e, o vencimento, de R$1.028,46.