Destaques Política

Câmara de Passos rejeita suspensão de feriados de aniversário e padroeiro

28 de abril de 2020

PASSOS – O Projeto de Lei Número 011/2020, de autoria do poder Executivo passense, que suspenderia dois feriados municipais no exercício de 2020, foi rejeitado por sete votos contrários, ante dois favoráveis, durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos realizada nesta segunda-feira, 27.

Caso fosse aprovado, o projeto implicaria nas suspensões dos feriados de aniversário da cidade e do dia do padroeiro local, celebrados nos dias 14 de maio e 6 de agosto, respectivamente. De acordo com argumentação do prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, a medida seria uma forma de compensar o comércio local e o calendário escolar pelos dias de fechamento decorrentes das medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Em período de grande expediente, o uso da palavra foi solicitado apenas pela parlamentar Isabel Aparecida Ribeiro, a Belinha, que por sua vez, questionou o objetivo da alteração da mão de direção da rua João Teixeira Mendes. Conforme a vereadora, não há explicação plausível para a atitude do Departamento Municipal de Trânsito.

Também conforme Belinha, em apenas três dias, foram coletadas mais de mil assinaturas de pessoas contrárias ao sentido único da via. O abaixo-assinado preenchido, em boa parte por comerciantes, moradores e motoristas que trafegam pela rua João Teixeira Mendes, foi entregue ao prefeito, e espera-se que o sentido duplo da rua volte a ser permitido. “É um abaixo-assinado verdadeiro e legítimo. Ao contrário do documento para a explicar a mudança, que possui muitos trechos e motivações questionáveis”, finalizou.