Destaques Política

Câmara de Itaú abre inscrições para o Parlamento Jovem

26 de março de 2021

Em Itaú, as inscrições vão até 1º de abril e o número de vagas é limitado a 90 estudantes. / Foto: Divulgação

ITAÚ DE MINAS – Mesmo diante da pandemia da covid-19, que impõe desafios e restrições para todo o mundo, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) não só continua a desenvolver, mas também amplia suas atividades em 2021 para novas cidades mineiras.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Ampliação
  • Modelo híbrido
  • Etapa

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PIC) Minas e com as câmaras municipais, o projeto é voltado para a formação política e cidadã dos jovens que estão no ensino médio. Em Itaú, as inscrições vão até 1º de abril e o número de vagas é limitado a 90 alunos.

Alunos do Ensino Médio da rede pública e particular podem participar se inscrevendo pelo formulário disponível no site da Câmara no link https://forms.gle/ZD7zk6hzZftTxvLz6. Após a inscrição o Poder Legislativo vai entrar em contato. Já está agendada a primeira oficina para o dia 8 de abril, que será sobre o lançamento regional do programa.

Nesta quinta-feira, 25, a Escola do Legislativo deu início à mobilização dos estudantes itauenses. Logo pela manhã, a Presidente da Câmara, Vereadora Cláudia Calixto, e o Diretor da Elegis Itaú, Wallison Parreira, bateram um papo descontraído por videoconferência com professores e alunos do Colégio Educ-COC.

No mesmo dia, mas no período da tarde, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli conhecerem um pouco mais sobre o projeto e serem convidados para participarem do Parlamento Jovem 2021. O Colégio Interativo Anglo também já renovou a parceria com a Escola do Legislativo e a mobilização de seus alunos deve começar em breve.

De acordo com a Presidente da Casa Legislativa, a expectativa é que até a próxima semana a Câmara possa conversar, mesmo que ainda à distância, com todos os alunos do ensino Médio de Itaú de Minas. E o Diretor da Escola do Legislativo reforça, ainda, que alunos do 9º ano do ensino fundamental II e jovens que já concluíram o ensino médio também podem participar do programa como ouvintes.


Ampliação

Neste ano, 119 câmaras municipais participarão da iniciativa, nove a mais que em 2020. Entre elas estão 37 câmaras ingressantes. No ano passado, eram 22 novatas. Na edição do PJ Minas 2021, elas estão distribuídas em 17 polos regionais.

A Escola do Legislativo de Itaú de Minas (Elegis Itaú), que participa pelo terceiro ano consecutivo do projeto, está inserida no Polo Sudoeste, juntamente às cidades de Poços de Caldas, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho e Passos.


Modelo híbrido

Segundo o coordenador estadual do PJ Minas, Ricardo Moreira, a edição deste ano poderá ser realizada de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais.

O trabalho seguirá o planejamento em rede que é a característica do PJ Minas. Combinamos com os coordenadores regionais e municipais que o desenvolvimento de atividades locais e regionais será dentro da realidade de cada cidade, observando todas as orientações sanitárias vigentes”, relatou.

Ricardo Moreira acrescentou: “Com o passar do tempo, e é o desejo de todo mundo, devemos migrar para as atividades presenciais que forem possíveis”. O coordenador explicou que a referência para a execução das atividades é o regulamento e o cronograma geral, nos quais estão previstos os grandes blocos de atividades e seus períodos.


Etapa

Até o momento, conforme contou, já foram finalizados os cursos de capacitação dos coordenadores municipais, a composição dos pólos regionais e o fechamento da lista de câmaras municipais parceiras.

Agora é o momento da etapa municipal. Os coordenadores em cada cidade começam a mobilização dos jovens participantes”, disse.

O tema para debate em 2021, na 18º edição do PJ de Minas, continua sendo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve início no ano passado.