Destaques Política

Câmara aprova reajuste de 4,52% para funcionalismo em Itaú

Por Talita Souza / Redação

30 de janeiro de 2021

Durante a sessão, vereadores falaram sobre a crise comercial causada pela pandemia do novo coronavírus. / Foto: Divulgação

ITAÚ DE MINAS – A Câmara de Itaú de Minas aprovou por unanimidade, na última quarta-feira, um reajuste salarial de 4,52% aos servidores públicos municipais. Além do aumento, foram aprovadas a revisão geral dos vencimentos dos servidores municipais e dos servidores da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei nº 02 de 2021, que garante o reajuste dos servidores públicos municipais, foi enviado pelo Poder Executivo no começo dessa semana. A Prefeitura de Itaú informou, por meio de redes sociais, que conseguiu garantir a reposição salarial do funcionalismo com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo considerado o índice oficial de inflação do país. A previsão é que o reajuste seja aplicado aos salários ainda no mês de janeiro.

De acordo com a vereadora Juliana Mattar, a votação não foi para um aumento salarial dos funcionários públicos, mas de um reajuste que é previsto por lei de acordo com o índice da inflação.

O salário-mínimo vigente hoje é de R$1.100,00, com índice de 4,52% daria R$49 de aumento. Isso chega a ser ridículo perto da realidade vivenciada por mais de 90% da população brasileira”, disse a parlamentar.

Após a votação dos projetos, foi aberto o microfone para que os parlamentares pudessem falar. A primeira foi a vereadora Maria Elena Faria Fraga, que esclareceu para a população sobre a vacinação contra a covid-19 no município. A vereadora também falou brevemente sobre a ‘Operação Tapa Buracos’, que a administração vem realizando nas últimas semanas, e sobre o projeto ‘Sala de Contos’, que deverá ser realizado pela Secretária Municipal de Educação.

Os vereadores Roberto Gonçalves Vieira, o Roberto dos Cachorros, e Fabiano Gomes de Lima falaram sobre o fechamento no comércio durante a pandemia do novo coronavírus. O vereador Geovan dos Santos complementou a fala do Roberto dos Cachorros alertando sobre a falta de fiscalização que vem acontecendo no município. A presidente da casa, Cláudia Calixto Simão Fonseca, manifestou solidariedade ao comércio do município e pediu colaboração da população no cumprimento aos protocolos de prevenção à covid-19.