Destaques Política

Câmara aprova projetos sobre cargos de aquaviário e operador de máquinas pesadas

8 de janeiro de 2022

Foto: Divulgação.

C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio Claro realizou, na última quinta-feira, 6, a primeira sessão extraordinária do ano. Em votação, dois projetos de leis complementares, enviados pela prefeitura e que alteram requisitos para ingresso nos cargos de aquaviário e operador de máquinas pesadas, foram aprovados pelos vereadores. No início da votação, eles também aprovaram a inserção do Substitutivo nº01, que substituiu o Projeto de Lei Complementar nº01 de 2022, anteriormente enviado para ser votado nessa sessão.

O Substitutivo nº 01 modifica os requisitos mínimos para acesso aos cargos de aquaviário I, II e III. Retira a necessidade de experiência de dois anos para ocupá-lo. E, de diferente do primeiro projeto enviado pelo Executivo, equipara os salários de todos os cargos de aquaviário em R$1.541,03.
O projeto foi aprovado com uma emenda feita pelo vereador Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância). A emenda mantém a exigência de dois anos de experiência para ocupar os cargos.

O Projeto de Lei Complementar 002/2022 também foi aprovado com uma emenda do vereador. O PLC modifica os requisitos mínimos para ingresso nas vagas de operador de máquinas pesadas. O texto passa a exigir ensino fundamental incompleto, idade mínima de 18 anos e carteira D. A emenda do vereador Cristian da ambulância retirou a necessidade de se ter o curso especializado conforme as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os vereadores João dos Reis Vilela (João do Tiãozão), Lucas Carielo e Najara Ávila não participaram da sessão. O vereador João do Tiãozão, que reside no Distrito da Vilelândia, está encontrando dificuldades para chegar à cidade devido as fortes chuvas. E os vereadores Lucas e Najara não compareceram por estar com sintomas gripai