Destaques Geral

Caixa amplia prazo de suspensão para crédito imobiliário

Por Adriana Dias / Redação

16 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O passense Emerson José da Silva realizou o sonho da casa própria há 7 anos. Ele saiu do aluguel, mas entrou numa dívida parcelada em 300 meses (25 anos). Assim como milhares de brasileiros, o jovem trabalhador vinha pagando regularmente as parcelas, porém, com a pandemia a realidade mudou e as contas não param de chegar e os recursos financeiros não são os mesmos com a queda nos serviços. Porém, ele será um dos beneficiados pela Caixa Econômica Federal, que divulgou nesta sexta-feira, 15, que os clientes que já solicitaram a suspensão da cobrança por 90 dias terão a pausa automaticamente prorrogada.

A Caixa vai disponibilizar a partir da próxima segunda-feira, 18, a ampliação da pausa na habitação por um período de 120 dias, para aqueles clientes pessoa física, que já solicitaram a suspensão temporária de 90 dias do financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity) e tiveram o pedido atendido.

Para quem decidir solicitar a suspensão temporária das prestações a partir de agora, o período de pausa já será de 120 dias no total. A ampliação do período de pausa também estará disponível para os clientes pessoa jurídica. Aqueles que pediram a pausa de 90 dias e foram atendidos podem solicitar a complementação, totalizando 120 dias. Esta condição é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual.

O itauense Armando Vidigal Santos financiou o terreno e a construção de sua casa há 6 anos. Ele já habita a moradia com sua família e não havia feito o primeiro pedido de pausa, mas agora, ao ser informado salientou que isso vai ajudá-lo, pois a situação não está fácil.

O cliente pessoa jurídica que ainda não pediu a pausa, poderá solicitar já no total de 120 dias. Para o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, “ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período”, comentou.

A medida faz parte das ações do banco para oferecer aos clientes alternativas para enfrentar os efeitos causados à economia pela pandemia da covid-19.

Balanço

Até o momento, mais de 2,3 milhões de mutuários já solicitaram a pausa na prestação habitacional. Atualmente, 22 serviços são oferecidos pelo banco por meio do aplicativo e telefone para maior comodidade e segurança dos clientes. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Caixa 

Durante o período de pausa o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato. A taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração.

Para os interessados basta acessar o aplicativo Habitação CAIXA ou registrar o pedido pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2.4.2 de segunda a sexta e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados).

Caso o cliente faça a opção pela pausa e resolva solicitar o cancelamento poderá efetuar através dos telefones de telesserviço disponibilizados. Cliente pessoa jurídica: A pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais (individual) poderá ser solicitada pelo número 0800 726 8068, opção 2.4 ou requerida ao gerente de relacionamento. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação é realizada por meio do gerente de relacionamento. O contato com seu gerente deve ser realizado, preferencialmente, por meio eletrônico.