Destaques Quinta Coluna

Café exportação

Por Cesar Tadeu

13 de novembro de 2020

Afinal, quem tem, quem não tem café no bule?

***

A movimentação no prédio #1 da Praça do Rosário começou no final de setembro, avançou pelo mês de outubro afora, pra só terminar no dia 3 de novembro. A ideia era receber os 7 candidatos postulantes à vaga de Renatinho Ourives, prefeito de Passos e não-candidato à reeleição, durante um inédito “Café com o Prefeito”, juntamente com o secretariado de sua administração.

***

Passaram para um “Café com o Pefeito” (mais mesa posta, carregadinha de quitandas) no pleiteado gabinete, os candidatos André Patti e o vice Benedito Martins; Diego Oliveira e o vice Arlindo Nascimento; Rodrigo Maia e seu vice, Iran Parreira; Juarez Moreira, sem a vice, Dona Cida, mas com o presidente do partido (PT); Capitão Virgínio e o vice Carlos Conte, mais o neto; Alexandre Maia e seu vice Gilberto Mattar, com a coordenadora de campanha Taciana Batista e, finalmente Dr. Aquiles e seu vice, Sergio Acorinte.

***

Entre uma prosa, uma pausa para o café, um secretário apresentando um pouco de sua secretaria, um brioche e outro, atentos observadores de pires nas mão, não menos presentes no “Café com o Prefeito”fizeram lá algumas observações quanto aos convidados pleiteantes à vaga de Renatinho e… sirvam-se:

…a primeira xícara de café foi ser-vida para o candidato André Patti. Prefeitável de vasta folha de servi-ços prestados ao povo, notadamen-te, ao povo de Beagá – onde Patti serviu a três gestores municipais. A impressão final foi a de que se o candidato conhece bem de políti-cas públicas é, um tanto quanto despreparado – perdido mesmo – nas questões da política público-municipal passense.

***

A próxima xícara de café foi servida ao prefeitável Diego Oliveira. Em duas palavras, os obsevadores de pires na mão definiram o candidato como “narcisista” e “inábil”. Alguém aí também falou ultra-direitista??? Nunca o novo na política pareceu tão retrógrado. Com açucar e com afeto, a pró-xima xícara de café, rapidinho…

***

…para Rodrigo Maia e o vice Iran Parreira (que evitou o xadrez na camisa, para não fazer concorrên-cia com alguma toalha á mesa, sabe como é que é!). O prefeito Carlos Renato falou; o secretariado da a-tual gestão também falou, apre-sentando alguns serviços realiza-dos nesses quatro últimos anos na cidade. E o prefeitável Rodrigo Maia apenas ouviu, estático e im-pávido em seu lugar á mesa, fazendo a linha esfinge: decifra-me ou devoro-te! Ao final, entre fare-los e um café já frio, a impressão deixada era de arrogância.

***

Convidem Capitão Virgínio para o café. Ele foi, com seu vice Carlos Conte e levou um neto. Café light, quase diet, insosso. Quase como u-ma excursão de alunos ao gabinete do prefeito da cidade, para depois elaborarem uma composição in-fantil: “Vovô Viu a Uva da Vovó”. Tem mais café no bule? Tem sim, sinhô!

***

Sirvam, por favor, o prefeitável Juarez Moreira… mas cadê a vice, Dona Cida?!? Ah, sim, veio o pre-sidente do partido! Juarez impres-sionou aos presentes. Para o bem. Candidato de trânsito fácil nas questões sociais, de boas falas quanto ás práticas das políticas pú-blico-sociais e afins. Mas sempre na defensiva. Obsevadores de pires na mão lembram que, apesar do manjado discurso lulopetista, o prefeitável ora nenhuma mencio-nou a palavra “coletivo”. E perce-beram também que o prefeitável talvez esteja almejando servir a al-guma causa outra, não necessari-amente a causa do povo e da cidade de Passos. Esses observadores!

***

Café reforçado, por favor. O próximo prefeitável à mesa é o panetutti Alexandre Maia. Com seu vice Gilberto Mattar e a coor-denadora Taciana Lopes – a única mulher a acompanhar um prefeitá-vel nestes cafés. E isto foi bem observado. O candidato, talvez por experiência adquirida, também foi o

único a fazer perguntas para o secretariado do prefeito em cargoa respeito de suas respectivas pastas. E o vice Gilberto foi o único a cumprimentar todos os presentes pelo nome; não menos a desmonstrar interesse pelas exposições dos secretários…

***

A última mesa de “Café com o Prefeito” foi posta semana passada, para receber o prefeitável Aquiles Grintaci Vasconcelos e seu vice, Sergio Acorinte. Nada de polvilho, nem de bicarbonato em pó nas quitandas. Dr. Aquiles chegou ao café limpo, leve e solto. E falante, e brincalhão, porém comedido. Sim, Aquiles foi comedido, se desculpoui várias vezes, com várias pessoas, por algum dito por ele… que considerassem desdito. De raciocínio rapidíssimo, aos observadores de pires na mão, o prefeitável Aquiles deu a entender que o candidato Dr. Aquiles é um papel, uma representação, um teatrinho. Ah, sim: o vice Acorinte, neste café, entrou mudo e saiu calado – Aquiles não deixou pra mais ninguém falar!

***

A madre superiora, sabe-se lá por que, não foi convidada para qualquer um desses cafés. Gostaria. Ela aprecia cafés encorpados, sem açucar. Agora está se moendo em culpas. Acha que o não-convite para esse cafeteamento oficial todo talvez se deva a uma ingênua observação feita por ela própria, a madre. Que, superiora, certa vez mandou ver que “funcionários públicos nunca devem tomar café depois do almoço. Faz com que percam o sono à tarde.”

***

Tu viestes do pó…

Ao contribuinte, nunca é demais lembrar que um próximo café com o prefeito será também um café com o próximo prefeito.
Perfeito!
A ser servido…

***

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral/TSE, nestes tempos de eleições e novo coronavirus, o eleitorado só poderá entrar nas seções eleitorais para votar se estiver usando máscaras. Entre outras novas práticas durante as eleições municipais no domingo 15, o TSE elaborou, um protocolo sanitário para garantir que os eleitores possam votar com segurança em meio à pandemia da Covid-19.

Pelas regras, além dos eleitores só poderem entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais, também deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de 1 metro entre eleitores e demais pessoas presentes às seções deverá ser mantida; o eleitor deverá levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação;

…a votação, diga-se, começará mais cedo, ás 7h; das 7h ás 10h deverão votar, preferencial e excepcionalmente, as pessoas com 60 anos de idade ou mais; das 10h ás 17h vota o público em geral; o mesário não poderá pegar ou por as mãos no documento de identificação do eleitor – que deverá mostrá-lo ao mesário. As regras do protocolo sanitário serão fiscalizadas pelo mesário que estiver na função de chefe da seção eleitoral. No mais, é só escolher prefeito, vice-prefeito e vereador.

Toda a beleza da madeira, com a perfeição da narutralidade. Porque nem tudo na primeira butique de pisos e revestimentos do Sul de Minas são só pisos e revestimentos cerâmicos! Sim, a Ponto Bello Acabamentos tem também pisos e revestimentos em madeira natural. Produtos da Triângulo, como as tábuas de madeira Cumaru, com acabamento semibrilho. Desde 1972 no mercado madeireiro, a Triângulo Pisos produz pisos estruturados de madeira natural. Pisos sustentáveis, inteligentes e modernos: toda a matéria prima de madeiras nobres vem de floresta própria, certificada FSC e exemplo de manejo florestal sustentável.

…Para pisos ou paredes, os produ-tos Triângulo são mais uma exclusi-vidade da Ponto Bello Acabamentos. Além das coleções de pisos e reves-timentos da Cerâmica Portinari, revestimentos nacionais e importa-dos, em condições especiais de paga-mentos. Só na Ponto Bello, na La-vras, esquina com Dr. Manoel Patti.

A AESA – mais conhecida como a Associação Espírita Santo Agostinho – manda ver o fechamento de parte dos serviços prestados pela instituição no mês de outubro passado: foram 283 pernoites em seu albergue; foram distribuídas 3.199 marmitas; foram preparados e distribuidos algo como 3.400 quilos de alimentos. Aos colaboradores daa causa, 100% de gratidão da AESA.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos/SinRural anuncia para o próximo dia 29 de novembro a realização de seu sempre polpudo “Leilão Beneficiente” pró-Hospital Regional do Câncer de Passos. Como tem sido a regra nestes dias de novo coronavirus, o leilão será virtual, transmitido ao vivo e a cores, direto do tathersal do SinRural, a partir das 12h, no www.multipix.com.br Para o “Leilão Beneficiente” pró-HRC o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos já está captando doações, que podem ser feitas pelos telefones 35/3529-2650 (SinRural), ou pelos 9-9-948-8830, 9-9802-0161, 9-9102-4990, 9-9950-5065, 9-8821-1658. Em Delfinópolis, pelo 9-9945-6131(com Vandinho) e em São João Batista do Glória pelo 9-8435-0998, com Belchior.

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também! Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

Um clássico do faroeste hollywoodiano, produzido em 1966, estrelado por Steve McQueen,“Nevada Smith”
é a próxima atração em cartaz na tela da “Sessão Pipoca & Bala Pipper”. Dirigido por Henry Hathaway, a história se passa no Velho Oeste, final do século XIX. Um fazendeiro e sua mulher, uma índia, são torturados e mortos por pistoleiros, que acreditam que o fazendeiro escondia uma boa quantidade de ouro. O filho do casal, Max Sand (Steve McQueen), fica chocado ao ver os corpos dos pais…

…e decide que não queria que ninguém mais os visse assim, queimando a casa com os corpos dentro. Max decide se vingar custe o que custar, mas não sabe atirar e nem mesmo escrever e ler. Também não sabe o nome dos assassinos, que ele viu apenas uma vez por um breve momento. O Cineclube “Pipoca & Bala Pipper” é apresentado todas as terças-feiras, ás 20h, no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen-damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.


FOTO:TEREZA_SAWAYA/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Em Mais um dia de trabalho de Pesquisa de locações para a próxima coleção da reserva natural, tereza sawaya desbrava um cenário de dunas e outras paisagens do litoral do ceará (no alto). Enquanto que o itauense e ex trupe ventania, valdony amorim (ao lado) vai de máscara para um bate-pernas por são paulo/sp


FOTO: DENERSERAFIMMATTAR/INSTAGRAM

Nas horas vagas, eles tocam violão… o jurista dener serafim mattar e o dentista Luiz Fernando Reis, dia desses, sem acordão, mas com acordes, durante Encontro improvisado


FOTO: ASCOM/PMP

Já quase na contagem regressiva, o prefeito municipal de Passos, carlos renato lima e Reis, recebeu no prédio #1 da praça do rosário, a visita do presidente do Instituto sócio-cultural Brasil-China – Ibrachina, Thomas Law, mais Gilson Mattar e Edmilson Bordon. Dia desses, de visita institucional


FOTO: NOVADOFICIAL

Black friday? black week?!? A nova d resolveu facilitar geral e manda ver logo um mês inteiro de venda especial em suas lojas físicas e no e-store: é o “Black november nova d”. todas, absolutamente todas as peças das lojas com descontos de 20% a 70%. Incluindo a nova coleção #FEELINGS entre no clima!