Destaques Geral

Cabo Verde recebe Seminário sobre covid-19

11 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

PASSOS – O Sistema Fazem/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde realizam na semana de 11 a 16 de maio o Seminário Cuidados em Tempos de covid-19. Serão ministrados durante a semana 20 eventos para produtores rurais e funcionários da Cooxupé. O objetivo é orientar a população rural sobre os cuidados necessários para a prevenção nesse período de pandemia.

Os eventos serão conduzidos pela enfermeira Marília Costa Araújo que abordará questões sobre a doença, transmissão, as formas de contágio, sintomas, casos graves e assintomáticos, a importância do isolamento social, uso de máscaras, higiene pessoal, higienização do ambiente. A abordagem também enfatiza a eficácia dos produtos a serem utilizados no processo de desinfecção e a diferença entre eles de acordo com suas propriedades: Álcool 70% e Água sanitária.

“A nossa expectativa é de realmente orientar as pessoas e levar até eles informações corretas e importantes para se protegerem, pois há muita informação circulando e nem todas são de fontes seguras”. Ainda segundo Marília é importante acalmar as pessoas nesse momento em que todos estão preocupados com as consequências da contaminação, levando informações importantes para o dia a dia e as medidas protetivas para serem empregadas no campo e na rotina das casas.

O Agro não para

Para o presidente do Sindicato Rural de Cabo Verde, Jerônimo Giacchitta, o Seminário é importante para que o trabalhador e produtor rural conheçam as questões técnicas sobre o vírus e a sua contaminação. “Esta capacitação é uma forma do trabalhador conhecer as técnicas de como proceder no campo, principalmente nesse período de colheita do café e, também no pós-colheita, para evitar a contaminação, mesmo porque a cafeicultura é um setor essencial e não pode parar”.

Para o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, esse projeto da entidade é extremamente importante para conscientizar a população rural sobre o novo momento vivido pela população mundial. “Vivemos um momento em que cada um é responsável pela sua saúde e pela saúde do outro. Se protegendo você estará preservando a saúde do outro. O Seminário mostra exatamente isso, para o setor que não parou em nenhum momento desde o início da pandemia”.

O produtor Adriano Muniz, que receberá na sua propriedade o Seminário, vai capacitar no evento 45 trabalhadores. Ele ressalta que as questões de segurança e saúde são trabalhadas o ano todo na sua propriedade, mas que a pandemia atingiu justamente no momento da colheita, onde o número de trabalhadores é ainda maior. “Nós não temos mão de obra suficiente para a colheita no município. Temos que trazer trabalhadores de outras regiões. A nossa responsabilidade aumenta. Receber informações de fontes seguras, como o Senar Minas, entidade que conhecemos e confiamos é essencial”. Adriano destaca que essa é a maneira correta de evitar a contaminação: informações seguras. O produtor também participará do Seminário.