Destaques Geral

C.A. da Uemg realiza minicurso de Direito Digital

4 de junho de 2021

o centro acadêmico de direito da uemg de passos realizará o minicurso de 7 a 10 de junho

PASSOS – Quando a sociedade evolui, o Direito também se aperfeiçoa. Diante do cenário de avanço da tecnologia, é indispensável debater o tema Direito Digital, e, pensando nisso o Centro Acadêmico XIII de Fevereiro, do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, realiza de 7 a 10 de junho de 2021, o Minicurso de Direito Digital.

De acordo com o presidente do C.A., Guilherme Dias, este será um momento precioso para os alunos e público interessado aprender sobre o Direito Digital e se aperfeiçoar para a vida profissional como um operador do Direito.
Para participar é necessário fazer inscrição no site www.is.gd/DIREITODIGITAL, com duas modalidades: com recebimento de certificado ao final do minicurso, mediante pagamento no site do evento e inscrição sem recebimento de certificado, que não requer pagamento. A carga horária é de vinte horas referentes à Atividade Complementar de Graduação (ACG) para quem adquirir o certificado.

Os alunos que recebem bolsa do Programa de Assistência Estudantil (Paes) da Uemg têm direito de receber certificado e participar dos sorteios do evento, com isenção de taxa. Para isso, deverão fazer sua inscrição na modalidade sem certificado e, após isso, enviar um requerimento ao Centro Acadêmico por e-mail, comprovando que recebe bolsa e requerendo seu certificado até o dia 4 de junho.

“Os estudantes que se inscreverem na modalidade ouvinte com certificado concorrem a dois livros digitais de autoria de Thiago Felipe Avanci e um Vade Mecum atualizado até o ano de 2020”, informou Dias.

Programação

No dia 7 a partir das 19h o tema abordado será ‘Direito Digital e Cibercrimes’, com Luiz Augusto Filizzola D’urso. Às 20h30 será realizada a palestra com Thiago Felipe S. Avanci, sobre ‘Desafios em Inteligência Artificial e Big Data nos Direitos Fundamentais’, este com o sorteio de livro.

Na terça-feira, 8, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, Ivani Contini Bramante, fala sobre ‘As implicações do Direito Digital nas Relações de Trabalho’, às 18h. E, a partir das 19h, o tema é ‘O impacto da tecnologia no profissional do Direito: vivenciando a era Digital’, com Breno Nobre. Também na terça-feira, às 20h30, José Luiz de Moura Faleiros Junior aborda o tema ‘A nova Lei do Governo Digital (Lei n. 14.129/2021)’.

Já na quarta-feira, 9, às 8h, o minicurso recebe a presença de Felipe Assis Nakamoto, sobre ‘Responsabilidade Civil e Direito Digital’. E, às 9h30 o tema é ‘Escritório Digital: O que é e como alcançar PcDs do Brasil’, com Thiago Helton M. Ribeiro. Na noite de quarta-feira, a partir das 19h, Tarcísio Teixeira discute o tema ‘Os Efeitos da Lei Geral de Proteção de Dados’. E, às 20h30 é hora de Emilia Malgueiro Campos falar sobre ‘Blockchain e Criptomoedas: aspectos jurídicos’.

No último dia do minicurso, 10, a partir das 9h30, o palestrante Pedro Borges Mourão vai tratar sobre ‘Legal Design e Visual Law ao alcance de todos’.