Destaques Geral

Brigadistas usam aviões para combater incêndio na Canastra

Por Adriana Dias / Redação

19 de agosto de 2020

As principais áreas atingidas são as do Chapadão da Canastra, Serra do Cemitério e Vale dos Cândidos. / Foto: Divulgação

PASSOS – Desde sábado, 15, um incêndio atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra entre as portarias II e III, no Distrito São João Batista da Canastra sentido Delfinópolis. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mais de 40 brigadistas estão em combate, a equipe conta com o apoio de brigadistas dos Parques Nacionais da Serra do Cipó, Serra dos Órgãos e do Caparaó e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Duas aeronaves da PM estão ajudando nas ações para o combate ao fogo.

Ainda conforme a assessoria de Comunicação do ICMBio, as principais áreas atingidas pelo fogo são as do Chapadão da Canastra, Serra do Cemitério e Vale dos Cândidos. Além dessas regiões principais, há focos de incêndio espalhados por outras áreas da unidade de conservação. As ações de combate às chamas contam também com o apoio de duas aeronaves air tractor da Polícia Militar de Minas Gerais.

Conforme informou o chefe do Parque, no início da noite de ontem, Carlos Henrique Bernardes, há suspeitas de que o incêndio possa ter sido criminoso.

Só teremos condições de saber após o fim do incêndio. A preocupação no momento é combater as chamas. Depois, partimos para as investigações”, disse. O vento e o tempo seco contribuem para alastrar os focos de incêndio, que ano após ano acontece neste período.