Destaques Geral

Brigada reforça equipe e interdita nove estabelecimentos em Passos

31 de Maio de 2021

Atualmente, 22 brigadistas fiscalizam o município e trabalham apenas com interdições imediatas /: Reprodução

PASSOS – A Brigada de Enfrentamento à Covid-19 interditou na manhã deste sábado, 29, uma barbearia, uma loja e um dos maiores hotéis da cidade, que estaria recebendo uma excursão. Entre sexta-feira e sábado, outros seis estabelecimentos foram interditados. Atualmente, 22 brigadistas fiscalizam o município e trabalham apenas com interdições imediatas, sem mais notificações e multas.

“A questão é tolerância zero, não tem mais o que notificar, nem o que orientar. Agora é interditar, fazer o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), levar para a delegacia, apresentar ao delegado e mostrar que essas pessoas estão praticando um crime contra a saúde pública do artigo 268 do Código Penal. O foco da brigada é ter respeito e educação, mas tolerância zero a qualquer forma de desacato aos decretos municipais, estaduais, federais e ao Código de Vigilância, conforme estabelece o Ministério da Saúde em relação a pandemia da covid-19”, declarou o diretor da Saúde Coletiva, Thiago Salum.

As novas medidas restritivas decretadas pela Prefeitura de Passos tiveram início neste sábado, 29, para tentar conter o aumento de casos no município. O decreto, válido até a próxima segunda-feira, 7, estabelece novas restrições à onda vermelha, com redução no horário de funcionamento e de serviços, lockdown aos domingos e feriados e lei seca a partir das 18h.

Conforme Salum, a atuação da brigada com este novo decreto será baseada em fazer o fechamento e a interdição cautelar imediata, sem mais orientações e notificações.

“Depois da interdição, iremos analisar o plano de contingência e verificar se o local é reincidente. Caso seja, vamos suspender o local por 30 dias, mandar um pedido de providência para o Ministério Público e, após essa manifestação, tomaremos a decisão administrativa de liberação ou suspensão do alvará de até seis meses desse estabelecimento, local, chácara ou casa, se necessário for”, declarou.

De acordo com o diretor de Saúde Coletiva, a brigada foi reforçada desde a quinta-feira, 27, quando foi divulgado o novo decreto, tanto em número de fiscais, de brigadistas, quanto também no apoio com a Polícia Militar, que se disponibilizou em apoio irrestrito à fiscalização.

“A PM, desde quinta-feira, está realizando um trabalho espetacular no município. Hoje a brigada conta com um reforço, nós estamos com o dobro de equipes trabalhando neste final de semana, com equipe que dá conta suficientemente de todo o município, e também estamos com apoio irrestrito da Polícia Militar para todas as ações.”

Para realizar a denúncia, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp no número (35) 98871-1209.