Destaques Esporte

Botafogo e Fluminense jogam neste domingo pelo Brasileirão

Leonardo Pedro

25 de junho de 2022

Os times venceram na última rodada e chegam com moral para tentar encostar no G4 da competição./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A dupla carioca, Botafogo e Fluminense, se enfrentam hoje, 26, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro chega ao duelo embalado pela virada histórica sobre o Internacional, por 3 a 2. O Tricolor visita o rival após vencer o Cruzeiro, por 2 a 1, na Copa do Brasil. O jogo de domingo é o último de Luiz Henrique pelo Flu.

Ao todo, na histórica do clássico, Botafogo e Fluminense se enfrentaram 380 vezes, com 123 vitórias do Fogão contra 141 do Flu. Pelo Campeonato Brasileiro os números são próximos, o Alvinegro venceu 19 duelos e o Tricolor 20.   

A rivalidade começou em 1905, ano do primeiro encontro, o que faz do clássico o mais antigo entre os grandes do país, com o nome de ‘Clássico Vovô’. Na ocasião, o amistoso terminou em goleada fluminense, 6 a 0.  

Para o confronto de hoje, o técnico Fernando Diniz deverá repetir a escalação da última partida contra o Cruzeiro, no Maracanã, pela ida da Copa do Brasil. Os prováveis 11 titulares são: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manuel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Luiz Henrique, Arias e Cano.  

A partida será a despedida de Luiz Henrique do Fluminense. O jovem atleta de 21 anos está vendido ao Real Bétis, da Espanha, desde março, por R$ 70 milhões. Pelo tricolor, Luiz defendeu suas cores em 119 jogos e anotou 14 gols. O atacante conquistou o Campeonato Carioca deste ano, título que tirou o clube de uma fila de 10 anos.  

Eu sei que um dia vou voltar para o Fluminense. Desde os 11 anos eles abriram a porta para mim. Foi o primeiro clube da minha carreira, o time de coração do meu pai. Só tenho que agradecer a essa torcida maravilhosa”, disse Luiz Henrique, emocionado, em entrevista pós-jogo contra o Cruzeiro.  

Mais de 26 mil ingressos foram vendidos para o clássico que será disputado no Estádio Nilton Santos, casa do Glorioso, e transmitido nos canais Premiere e Globo. Atualmente o Tricolor é o 6º colocado e o Botafogo o 7º.