Destaques Esporte

Bolsonaro assina MP que altera direitos de transmissão

19 de junho de 2020

Foto: Divulgação

BRASÍLIA – Nesta quinta-feira, 18, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma Medida Provisória que altera o modelo de negociação dos direitos de transmissão das partidas disputadas no Brasil. O novo texto garante uma maior autonomia aos clubes mandantes, que agora detém o direito de arena sobre o jogo.

Isso significa que as equipes mandantes terão a prerrogativa de negociarem os direitos de transmissão das partidas, independentemente do outro time envolvido no confronto. Antes, o jogo apenas poderia ser transmitido caso as duas agremiações tivessem um acordo com a mesma emissora.

A Medida Provisória poderá trazer novidades em relação à comercialização dos direitos de transmissão. Além de possibilitar a ampliação da concorrência no mercado, visto que haverá uma independência do time mandante, o texto assinado por Bolsonaro permite que novos modelos sejam discutidos, como a transmissão via canais oficiais de cada um dos clubes.

Por fim, a Medida Provisória também encerra com uma prática antiga no futebol brasileiro. Se antes 5% da receita dos direitos de transmissão eram repassados aos sindicatos dos jogadores, a partir de agora essa quantia será repartida igualmente entre os atletas envolvidos na partida.