Destaques Literatura

Biblioteca Municipal faz ação para comemorar Dia Nacional do Livro Infantil

20 de abril de 2021

O objetivo da ação, além de ser em comemoração a data, é de incentivar as pessoas a frequentar a Biblioteca Municipal. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos realizou, na manhã desta segunda-feira, uma ação para incentivar a leitura e comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), realizada na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário) e organizada pela Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico e a Biblioteca Municipal de Passos. A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livre Infantil é o dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 1882. Lobato é autor de diversos clássicos da literatura infantil, como Sítio do Pica-Pau Amarelo, O Saci e Fábulas de Narizinho, e considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Segundo a bibliotecária Elisângela Rodrigues Melo Silva, na ação foram distribuídos 15 livros adultos que eram do acervo da biblioteca. De acordo com ela, entre os exemplares estão títulos de autores brasileiros, como Machado de Assis, e da literatura estrangeira e a intenção é criar uma rede de leitura, fazendo com que as pessoas repassem os livros a outros interessados após o término da leitura, incentivando, assim, mais gente a ler. Além dos livros, também foram distribuídos marcadores de página e lápis customizados com ponteiras do Visconde de Sabugosa e da Emília, personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo.

O objetivo da ação, de acordo com Elisângela, além de ser uma comemoração da data, foi de incentivar a frequência na Biblioteca Municipal. Segundo ela, durante a pandemia de covid-19, o movimento no local caiu em média 30%. A biblioteca ficou fechada em março e agosto de 2020 e durante a vigência da onda roxa, de 17 de março a 16 de abril.

A gente está percebendo que muita gente não tinha conhecimento e nem lembra da biblioteca. Já passou gente falando que vai fazer ficha e estamos divulgando os documentos para a carteirinha. O pessoal se interessou e o nosso intuito, que era divulgar a biblioteca, deu certo. A importância da leitura é, desde muito tempo, para o crescimento da pessoa. Mas, agora na pandemia, justamente porque ficamos em isolamento, estão acontecendo muitos problemas de ansiedade e de depressão, e a leitura ajuda a pessoa a passar por esse momento”, disse a bibliotecária.

A Biblioteca Municipal conta com um acervo de mais de 56 mil livros, entre literatura infantil, para adultos e didáticos. Para fazer a carteirinha de leitor e ter acesso ao empréstimo dos livros, os interessados devem comparecer à biblioteca, de 8h as 18h, com duas fotos 3×4 e comprovante de residência recente. Caso o interessado seja menor de 14 anos, deve ir acompanhado de um responsável.


FliPassos

Outra ação que visa impulsionar a leitura é a Feira Literária de Passos (FliPassos). O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura e da Secretária municipal de Educação e, em 2020, devido à pandemia de covid-19, ela foi cancelada pela organização. Para este ano, está prevista a realização de forma virtual, em outubro, como afirmou a secretaria de educação, Jane Hespanhol.