Destaques Geral

Biblioteca de Cássia faz delivery de livros

21 de Maio de 2020

Cássia – A Prefeitura de Cássia, desde semana passada, passou a realizar um trabalho de entrega de livros para proporcionar leitura a todos da cidade. A população pode ver a lista completa dos livros pelo site cassia.mg.gov.br e fazer os pedidos, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h pelo telefone 3541-2939.

O projeto teve início no dia 15, sexta-feira, e a intenção é que as pessoas recebam até cinco livros em suas casas e que possam ficar 15 dias com as obras literárias. Os livros fazem parte do acervo da Casa da Cultura, na Biblioteca Municipal Doutor Octávio Augusto Borges.

Além do serviço de delivery, as pessoas também podem retirar os livros na biblioteca, desde que respeitem as recomendações, entrando apenas duas pessoas por vez e com máscara de proteção facial.

De acordo com o assessor de Comunicação da Prefeitura de Cássia, Sullivan Domiciano, a idéia partiu do prefeito e é uma forma de fazer com que as pessoas saiam um pouco da rotina de celular, computador e televisão. “Ele pensou em como as pessoas do passado ficariam em casa sem nada tecnológico, apenas com livros para passar o tempo”, comentou Domiciano.

Devido ao fato de ter começado recentemente, ainda não teve muita entrega de livros, mas o pessoal da cidade adorou a ideia e teve uma repercussão muito positiva”, comentou o assessor.
O professor e consultor especialista em educação Iônio Lívio Salgado, a leitura é uma forma de ampliar a cultura literária.

É inédita (a iniciativa de entrega dos livros) e revela a preocupação da Prefeitura com a cultura. O acesso dos cassienses aos livros da biblioteca facilita e proporciona grande valia nesse período de pandemia”, comenta Salgado.

Segundo ele, a leitura é uma forma de reflexão, meditação e introspecção sobre determinado assunto, além de ampliar a cultura literária da pessoa. “Ora, se no passado a cultura era transmitid via oral, há séculos temos acesso a assuntos, os mais diversos, por meio da literatura”, disse o consultor.

Extremante valiosa, pois quebra a monotonia do isolamento social, é uma das fontes de informação e conhecimento inerentes ao ser humano para o seu crescimento em várias dimensões, itens extremamente necessários ao ser humano, ainda mais no século em que estamos vivendo, que o conhecimento se tornou algo tão grandioso e essencial. Definitivamente, a leitura nesse momento torna-se terapêutica para o isolamento social”, finaliza o professor.

A biblioteca fica na rua Aviadores Azevedo Borges, 121, no centro da cidade. O responsável pela secretaria é o Clóvis Cardoso, que estará disponível para qualquer dúvida. No entanto, basta entrar no site para ver o acervo e ligar com o seu pedido que o serviço de delivery fará a entrega na
sua casa.

Biblioteca municipal entrega livros para ajudar no período de isolamento social. / Foto: Divulgação