Destaques Geral

Barreiras sanitárias têm reforço na equipe que trabalha durante feriado

Nathália Araújo / Redação

11 de junho de 2020

as administrações municipais estão montando barreiras para proibir a entrada de veículos. / Foto: Divulgação

Barreiras sanitárias instaladas em três pontos que ligam Passos a rodovia MG-050, têm aumento na equipe de profissionais da saúde que fiscalizam o uso de máscaras pelos cidadão e realizam uma espécie de serviço de triagem com os motoristas que passam pelos locais. A ação de reforço visa maior atenção nos atendimentos durante este feriado e foi promovida pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Saúde.

Além das ações determinadas, foram adquiridos 50 novos termômetros infravermelhos para mostrar a temperatura em um segundo e sem contato físico com os cidadãos. O prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, diz que a intervenção é necessária e deve intensificar os cuidados de fiscalização com quem entra na cidade hoje. “Existe um planejamento para enfrentar este momento de emergência, mas precisamos do apoio e compreensão de todos, para que respeitem os decretos e barreiras”, destacou.

Thiago Salum, diretor de saúde coletiva, esclarece sobre a importância das medidas de fiscalização e reforça a respeito dos cuidados com a higiene pessoal. “Registramos que Passos tem recebido muitos visitantes que vêm principalmente de cidades como Itaú de Minas, Franca e Ribeirão Preto. Precisamos de mais pessoas trabalhando para agilizar o atendimento para que nada passe despercebido, mas pedimos que a população respeite o isolamento e não deixe de lavar as mãos com frequência e fazer o uso do álcool em gel”, explicou.

Para contribuir com o trabalho de triagem e fiscalização, os profissionais de saúde recebem o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público. Até o fechamento desta edição, o boletim epidemiológico local registrou 27 casos positivos, sendo que 21 estão curados e aptos para as atividades laborais, dois passam por recuperação em isolamento social, três se encontram em hospitalização e uma morte foi confirmada.

Além dos pontos que recebem as barreiras, Passos ainda conta com outras saídas de acesso às rodovias e estradas vicinais.