Destaques Geral

Balsas estão com documentação regularizada, informa Furnas

Por Adriana Dias / Redação

23 de agosto de 2021

Foto: Divulgação

DELFINÓPOLIS – A empresa Furnas informa que as balsas que fazem a travessia do Rio Grande em Delfinópolis estão com a manutenção e a documentação regularizadas. Segundo informações da prefeitura do município, novas determinações da Marinha têm feito com que menos passageiros sejam transportados por vez pelas embarcações, o que tem gerado fila de espera de até três horas pelo transporte.

De acordo com a assessoria de imprensa, Furnas contrata e faz gestão da manutenção corretiva e preventiva das embarcações que atuam no reservatório de suas usinas de Mascarenhas de Moraes e de Furnas, além da gestão das certificações das embarcações. Todas as embarcações são vistoriadas e estão com a manutenção e as documentações regularizadas e atestadas perante os órgãos reguladores.

Ainda em 2019, a estatal modernizou uma das embarcações e desenvolveu um planejamento preventivo de manutenção com o objetivo de criar um rol de prioridades para não afetar a travessia local e demonstrar a preocupação da empresa com os direitos fundamentais dos cidadãos locais.

A empresa mantém diálogo constante com as prefeituras para que o serviço seja prestado com qualidade, de acordo com o convênio estabelecido entre Furnas e as gestões municipais. As prefeituras são responsáveis pela gestão da operação das embarcações, e devem realizar algumas manutenções recomendadas pelos fabricantes, como limpeza, trocas de filtros, troca de óleo lubrificante ou engraxamentos, além da guarda dos equipamentos de salvatagem das embarcações.

A atualização do treinamento da tripulação na condução das embarcações também é obrigação das prefeituras, segundo os termos do convênio.