Destaques Geral

Audiência virtual vai discutir novo sistema de transporte coletivo

Por Adriana Dias / Redação

22 de julho de 2021

A audiência virtual sobre o transporte coletivo em Passos acontecerá nesta sexta-feira, 23, às 19h. / Foto: Divulgação

PASSOS – A prefeitura de Passos realiza nesta sexta-feira, 23, às 19h, uma audiência pública virtual para apresentar o novo Sistema de Transporte Coletivo proposto para o município e as condições gerais que devem reger o processo de licitação da exploração do serviço na cidade. A concessão será pelo prazo de 15 anos.

De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Edson Martins, a audiência é um dos procedimentos para o cumprimento ao artigo 39° da Lei 8.666/93, e considerando a declaração de emergência de saúde pública internacional feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em janeiro do ano passado, combinado com o Decreto Municipal nº 342, de 8 de julho de 2021 e também considerando que, excepcionalmente em virtude das medidas de combate à pandemia do coronavírus, não será realizada audiência pública presencial, sendo por meio dos canais oficiais da prefeitura, que serão, em primeira chamada às 19h, e em segunda chamada às 19h30.

É de extrema importância a participação de todos os munícipes, das instituições públicas e privadas e representativas dos diversos segmentos da sociedade. Depois da audiência pública, tem um prazo de 15 dias, para ajustes se houver e aí iniciaremos o processo de licitação para a concessão do serviço”, explicou Martins.

De acordo com estudo sobre a reestruturação do sistema de transporte de passageiros encomendado pela prefeitura, o número de linhas de ônibus deve aumentar de quatro para nove e o tempo de viagem deve ser menor. A proposta também prevê melhorias nos veículos, sistema de informação em tempo real para os usuários, ampliação da área de atendimento para todos os bairros e maior segurança no contrato com empresa prestadora do serviço. O estudo, encomendado na gestão anterior, foi realizado pela empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, de Belo Horizonte (MG).