Destaques Esporte

Atlético vence e está na final do Mineiro

7 de agosto de 2020

Última vez que time alvinegro ficou fora da decisão estadual foi em 2007. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Ao vencer o América por 3 a 0 na noite de quarta-feira, 5, no Independência, o Atlético garantiu classificação à 14ª final consecutiva do Campeonato Mineiro e manteve a maior sequência de decisões estaduais em vigor no futebol brasileiro. O rival será o Tombense, que superou a Caldense na outra semifinal.

Das 13 decisões disputadas entre 2007 e 2019, o Atlético conquistou seis títulos (2007, 2010, 2012, 2013, 2015 e 2017) e foi derrotado sete vezes (2008, 2009, 2011, 2014, 2016, 2018 e 2019). Em 2006, a última decisão que não contou com o time alvinegro colocou frente a frente Cruzeiro e Ipatinga. Após empate por 1 a 1 no Mineirão, a equipe celeste venceu por 1 a 0 no interior e conquistou a taça. Naquela edição do torneio, o Galo ficou na terceira colocação, após ser eliminado pelo arquirrival na semifinal.

Jorge Sampaoli comemorou timidamente a vitória. O treinador argentino prefere não se empolgar. Afinal, a principal meta na temporada é o Brasileirão. E, para alcançar as melhores posições da competição nacional, o comandante sabe que a equipe precisa evoluir.

As finais do Campeonato Mineiro estão agendadas para os dias 26 e 30 de agosto. Até lá, o Atlético tem pela frente cinco rodadas de Série A. A primeira delas já é neste domingo – e justamente diante do atual campeão Flamengo. As equipes se enfrentam a partir das 16h, no Maracanã. E Sampaoli já fez previsões para o confronto.

É um torneio muito difícil, que conheço bem, por ter participado no ano passado. Teremos que estar atentos a cada jogo, porque indiscutivelmente há rivais com jogadores muito bons. No domingo, jogamos contra um adversário que no ano passado ganhou tudo. Então, vamos ter que rapidamente melhorar a performance, porque é um torneio muito mais complicado para a gente”, projetou.

Sampaoli pontuou que a juventude da equipe será um desafio para a competição nacional. Nessa quarta-feira, a escalação titular do Atlético teve sete jogadores com até 25 anos: o zagueiro Gabriel, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, os meio-campistas Allan, Alan Franco e Nathan, além dos atacantes Marrony e Savarino.