Destaques Esporte

Atlético Mineiro enfrenta o Coritiba neste domingo

5 de setembro de 2020

Sampaoli tem elogiado os atletas, e Galo segue firme na competição nacional. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – O Atlético-MG enfrenta o Coritiba no domingo, 6, às 20h30 (de Brasília), pela oitava rodada do Brasileirão – o confronto ocorrerá no estádio Couto Pereira, na capital paranaense. No Galo, a baixa, mais uma vez, será o zagueiro Réver. Ele já havia ficado fora da partida contra o São Paulo e, conforme a assessoria do clube, está “gripado, com mal-estar e indisposição”.

O jogo que fecha a oitava rodada do Brasileirão 2020 coloca à prova a boa fase de duas equipes que superaram momentos difíceis nas últimas semanas. O Atlético perdeu duas partidas em sequência, mas deu a volta por cima conquistando o título estadual e batendo o vice-líder São Paulo. Já o Coritiba foi derrotado em seus quatro primeiros jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, mas desde então somou sete pontos de nove possíveis.

Com a vitória diante do Tricolor paulista, o Galo chegou à terceira posição, com 12 pontos – quatro a menos que o líder Internacional e um a menos que o segundo colocado São Paulo. O time alvinegro teve uma partida adiada pela competição nacional, contra o Athletico-PR, que ainda não tem data definida.

O duelo com o São Paulo foi uma mostra de que Jorge Sampaoli pode extrair muito mais de seus atletas. O time apresentou variações táticas diferentes, nova proposta de jogo – deixou de lado os toques rápidos e apostou muito na bola longa para enganar os marcadores do adversário – e foi letal nas conclusões. A nova forma de jogar pode ser útil em jogos dentro e fora de casa, contra rivais que compactam muito o sistema defensivo. Nessa estratégia, nem sempre a equipe será dominadora, terá volume de jogo ou produzirá número grande de finalizações, e, por isso, deve ser cirúrgica nas conclusões, algo que deu certo contra o tricolor do Morumbi.