Destaques Esporte

Atlético Mineiro busca revanche contra Palmeiras

Leonardo Pedro

2 de agosto de 2022

No primeiro turno do Brasileirão, as equipes empataram em 0 x 0./ Foto: Divulgação.

PASSOS – Atlético Mineiro e Palmeiras tiveram seus caminhos cruzados mais uma vez na Libertadores. No ano passado, se encontraram nas semifinais. Nesta temporada, o duelo será pela fase quartas de final, na noite desta quarta-feira, 3. Desde o último encontro na competição, muitas coisas mudaram em ambos os lados.

O Palmeiras eliminou o Atlético em 2021 pelo critério do gol fora, com empate por 1 x 1 no Mineirão e 0 x 0 no Allianz Parque. Naquele momento, o Galo era líder do Brasileirão e o Palmeiras vice, com sete pontos a menos. Era o embate entre o atual campeão (Palmeiras venceu a final sobre o Santos em 2020) e o postulante ao título.

O equilíbrio daquela semifinal não se repete nesta edição. Atualmente, o Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro com dez pontos de vantagem sobre o Galo (7º colocado), que perdeu os dois últimos jogos (1 x 2 Corinthians e 3 x 0 Internacional).

Na Libertadores, o alviverde conquistou a marca de melhor campanha na história do torneio, com 100% de aproveitamento na fase de grupos e 25 tentos anotados. O Galo venceu três partidas, empatou duas, perdeu uma e balançou as redes dez vezes.

De lá para cá, o clube paulista perdeu Luiz Adriano, para o futebol turco, e Felipe Melo, para o Fluminense. O zagueiro Luan perdeu a titularidade para Murilo e Gustavo Scarpa roubou o protagonismo de Raphael Veiga, sendo o atleta mais importante do time.

O alvinegro mineiro também perdeu algumas peças, mas já fez a reposição. Chegaram Pedrinho, Alan Kardec, Jemerson e Pavón, bons jogadores, mas que dificilmente podem ser referências no campo, como Hulk.

O ídolo atleticano responsável pela quebra do jejum de títulos do Galo não vive bom momento desde a chegada de Turco Mohamed, que deixou o clube na última semana. O Cuca retornou, estreou contra o Inter, levou três, e agora enfrenta o maior algoz da equipe de 2021, que venceu todos os títulos que disputou, com exceção do continental.

Retrospecto

Nas últimas três temporadas a rivalidade entre Atlético, Palmeiras e Flamengo tem aumentado devido ao alto investimento das equipes em seus elencos, o que gera favoritismo e disputa de títulos entre eles. Em 2021, o trio brigou por todos os campeonatos, com decisões disputadas entre eles.

Na Libertadores, uma das semifinais foi Palmeiras e Galo e a final foi Palmeiras e Flamengo. No Brasileirão, a 38ª encerrou com Atlético (1º), Flamengo (2º) e Palmeiras (3º). A final da Supercopa do Brasil foi decidida entre o alvinegro e o rubro-negro.

Os personagens da decisão de hoje se enfrentaram 89 vezes, com 39 vitórias dos paulistas e 30 dos mineiros. Na Libertadores, duelaram apenas duas vezes, ambas em 2021. Os últimos quatro jogos terminaram em empates. A vitória mais recente do Galo aconteceu no Brasileirão de 2021 e a do Verdão em 2020.

Escalações

Sem Rony, que não viajou para Belo Horizonte na tarde de terça-feira devido à lesão na coxa esquerda, o Palmeiras de Abel Ferreira deverá ser: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e López.

O Galo sofre com a ausência do volante Allan, que cumpre suspensão de dois jogos por cotovelada sem bola na partida contra o Emelec. Arana e Zaracho são dúvidas para a partida. Sendo assim, a provável escalação do Atlético conta com Everson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso e Dodô (Rubens); Otávio, Jair e Nacho; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk.