Destaques Esporte

Atletas de Passos participam da 8ª Copa de Jiu-Jitsu

Leonardo Pedro

28 de junho de 2022

Pedro Vitor Alves, 16, foi o vencedor das categorias adulto meio pesado faixa azul e adulto absoluto./ Foto: Divulgação.

RIBEIRÃO PRETO – Aconteceu no último domingo, 26, a 8ª Copa RMNU de Jiu-Jitsu, realizada no município de Ribeirão Preto (SP), na sede principal da equipe no Brasil. Estiveram presentes no evento 292 atletas de todas as filiais do país. Diversos passenses participaram do campeonato e muitos conquistaram o pódio.

A equipe Cascata Team, filial de Passos, foi representada por 59 competidores, distribuídos em diversas categorias. Entre os adultos, todos terminaram o torneio no pódio, com 12 na primeira colocação. Os jovens Pedro Vitor e Kauê foram premiados com a medalha de ouro em suas categorias, e terminaram em 1º e 2º lugar na categoria absoluto faixa azul, que não requer peso mínimo e máximo para participar, apenas leva em consideração a idade do atleta.

De acordo com Jean Lucas Rosa, praticante da arte suave há 12 anos e aluno do professor Cascata, alguns atletas da ONG ‘Deus Proverá’ participaram do evento. “Além da nossa equipe (Cascata Team) foram também mais de 10 atletas numa van do projeto Deus Proverá, que também é vinculada à equipe que eu treino. Um aluno do Cascata que tem esse braço no projeto social, é bastante interessante. Foi muito legal ver essas crianças de vulnerabilidade social participarem”.

Na copa, a premiação para os melhores colocados em suas categorias foram medalhas, com exceção da infantil e absoluto. Para as crianças, foi feito um festival, onde todas ganharam medalhas. Na absoluto, a premiação para o 1º lugar era um Quimono da equipe RMNU, no 2º uma Rash Guard (vestimenta de treino) e no 3º um boné.

Além do Cascata Team, outra equipe de Passos filiada à RMNU participou do evento, treinada pelo professor Gilmar Oliveira. A sede principal da equipe está localizada nos Estados Unidos e liderada pelo professor Robson Moura, o Robinho, um dos maiores competidores da categoria pluma do jiu-jitsu, onde conquistou seis títulos mundiais. Hoje, Robinho está presente na seleta lista dos atletas homenageados no Hall da Fama do jiu-jitsu mundial. No Brasil, a matriz da equipe fica em Ribeirão Preto.

Lista dos que alcançaram a primeira colocação: Dimitri – Faixa Preta, Lucas – Faixa Rosa, Maria Clara – Faixa Azul, Kauê – Faixa Azul, Kuany – Faixa Azul, Wesley – Faixa Azul, Pedro Vitor – Faixa Azul e categoria Absoluto, Erick – Faixa Branca e Ivangil – Faixa Branca. Além dos campeões, todos os atletas da academia Cascata Team medalharam.