Destaques Esporte

Atleta mineiro comemora volta do circuito mundial de tênis

22 de junho de 2020

Medalhista de ouro no Pan-Americano de Lima, João Menezes treina seguindo os protocolos. / Foto: Divulgação

UBERABA – O circuito do tênis mundial voltará em agosto. As competições profissionais regidas pela ATP, no entanto, serão sem público e com restrições neste primeiro momento. Mesmo com todos os protocolos de prevenção à covid-19, o retorno dos campeonatos animou o tenista João Menezes.

Medalhista de ouro no Pan-Americano de Lima em 2019, o mineiro de Uberaba está classificado para as Olimpíadas de Tóquio no próximo ano, mas precisa se manter entre os 300 do mundo. Atualmente, João Menezes ocupa a 185ª posição no ranking mundial da ATP.

Estou bem feliz porque agora podemos ter um parâmetro, podemos nos preparar melhor nos treinamentos, fazer como se fosse uma pré-temporada, até lá são praticamente dois meses. Temos tudo para chegar bem preparados para o meio de agosto tanto tecnicamente quanto fisicamente e depois é só pegar ritmo de jogo” afirmou o tenista.

A ATP, que já confirmou US Open para agosto e Roland Garros para setembro, ainda deve anunciar mais detalhes nos próximos dias em relação aos torneios de menor expressão, como os Challengers e Futures. Vale lembrar que as competições de nível Masters 1000 e Grand Slams costumam reunir apenas um grupo seleto dos tenistas melhores ranqueados.

João Menezes não disputará o US Open, que não terá o sistema de qualifying, apenas a chave principal, mas se programa para as outras disputas do circuito.

Os torneios menores parecem que vão sair mesmo, felizmente. Vamos ver se a ATP vai arrumar uma logística para que tenham torneios para todos os jogadores e não penas um Future e um Challanger por semana e muita gente fique sem jogar” pontuou.

O tenista retornou aos treinos em quadra no fim de maio, em Itajaí, em Santa Catarina, ao lado de outros jogadores brasileiros, como Thiago Monteiro, Orlandinho e Bia Haddad. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) se responsabiliza por arcar com os custos de treinamento dos tenistas na ADK Tennis, em Itamirim Clube de Campo.