Destaques Geral

Associação ornitológica elege nova diretoria

23 de fevereiro de 2021

Lucas Dias da Costa, presidente da AOP. / Foto: Divulgação

PASSOS – Deve acontecer hoje, às 10h e por meio de videochamadas, a Assembleia Geral Extraordinária para a eleição da nova diretoria da Associação Ornitológica de Passos (AOP). O candidato ao cargo de presidente na única chapa registrada é Lucas Dias da Costa, autônomo de 24 anos, que dever tomar posse no dia 1º de março para o biênio 2021/23.


Confira o nome de todos os membros da nova diretoria no link a seguir: NOVA DIRETORIA

Também será discutida na assembleia a mudança de endereço da associação, do número 330 da avenida Arouca para a rua Santo Antônio, 41, no centro. “Infelizmente, não temos prédio próprio. Gentilmente, o Antônio Rossato, contabilista e 1º tesoureiro, vai ceder uma sala de sua empresa para reuniões e outros assuntos de interesse dos associados”, disse Lucas.

Segundo ele, houve renovação de 50%. “Resolvi convidar outros associados e substituir aqueles que preferiram deixar suas funções por motivos particulares. Agora é juntar a experiência de muitos que continuam conosco e as novas ideias dos que estão chegando”, afirma Lucas. “Sou um apaixonado por pássaros cantadores desde de criança, incentivado pelo falecido amigo Randolfo Lemos de Vasconcelos, o Chumbinho”, completou.

A entidade, sem fins lucrativos, está inativa desde o início da pandemia do novo coronavírus. Mesmo antes do registro de casos e mortes causados pela covid-19, aconteceram poucas reuniões entre associados convocados pelo atual gestor, Leandro José Clarimundo Faria.

A AOP foi fundada em 1977 por um grupo de passarinheiros e teve como primeiro presidente José Gonçalves Mendonça, que promoveu na cidade, em setembro do ano seguinte, o primeiro torneio de canto de pássaros das espécies bicudo, azulão, canário, coleiro, curió e trinca-ferro.

Hoje, a associação tem cerca de 130 sócios, mas atuantes são uns 70, que pagam mensalidade em dia para cobrir despesas de alvará, documentos contábeis, aluguel do Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, onde acontecem os encontros dominicais e torneios regionais. Em breve, a associação estará reorganizada e buscando novos criadores de pássaros para aumentar o quadro de associados”, disse o futuro presidente da AOP.