Cidadania Destaques

Associação Espírita Santo Agostinho realiza Bazar de Natal

Por Talita Souza / Redação

18 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A Associação Espírita Santo Agostinho, de Passos (Aesa), está realizando um bazar beneficente de natal com a intenção de arrecadar fundos para a realização das ações da entidade, em especial o jantar para as pessoas em situação de rua e o projeto para renovação do alvará do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Creide Ponçansini, presidente da creche Dr. Manoel Patti, pertencente a Aesa, a associação já realiza o bazar há algum tempo para a arrecadação de fundos, mas as vendas tiveram que ser intensificadas devido ao período de pandemia, por ter ficado inviável a realização de outras ações para a arrecadação de verba.

Começamos a realizar o bazar com preços bem acessíveis, porque nós acabávamos atendendo as pessoas de baixa renda, podendo comprar roupas boas com um preço bom, e esse dinheiro também passou a entrar no nosso caixa e nos ajudar muito”, explica.

Ainda de acordo com Creide, o dinheiro arrecadado pelo bazar está ajudando a comprar alimentos para o jantar que a Aesa realiza diariamente para as pessoas em situação de rua do município. Ela conta que os jantares se intensificaram durante a pandemia e que a associação assumiu esse compromisso.

Durante a pandemia intensificou, porque nós assumimos esse compromisso com as pessoas em situação de rua. Nós oferecemos jantar todos os dias, uma média de 130 marmitas e nos finais de semana média de 200 marmitas com almoço e janta. Temos, também, 130 famílias cadastradas que recebem cestas básicas da nossa entidade e as crianças da creche, que mede 140 crianças, que estão em atendimento online, mas a escola está próxima dando suporte a todas elas e as famílias”.

O jantar para as pessoas em situação de rua é oferecido todos os dias pela associação a partir das 18 horas. Há também um grupo que, além de jantar, passa a noite no albergue da Aesa, onde é oferecido banho e café da manhã. Segundo Creide, o dinheiro arrecadado têm sido também para suprir as necessidades do albergue com consertos.

O dinheiro arrecadado é para suprir as necessidades de compras, consertos… As compras de carne, por exemplo, às vezes o que a comunidade nos doa não é o suficiente para ter carne todos os dias nas marmitas. A verba que nós temos em parceria com a prefeitura não é suficiente para comprar isso todo mês, porque ela tem um limite. Então esse dinheiro serve pra isso”, conta.


Projeto dos Bombeiros para que a associação continue funcionando

PASSOS – O Bazar de Natal da Aesa tem também como intuito arrecadar parte de uma verba para um projeto do Corpo de Bombeiros. Segundo a presidente da creche, para que a associação possa continuar funcionando legalmente é necessário realizar algumas adaptações para a renovação do alvará do Corpos de Bombeiros.

A associação tem até janeiro, de 2021, para realizar o projeto e poder continuar funcionando legalmente no espaço físico. Para que o projeto possa ser concluído com maior eficiência, a associação está contando, também, com o trabalho de dois engenheiros voluntários para a realização. De acordo com Creide, o projeto fica em torno de 75 mil reais para ser realizado e parte dessa verba foi doada pelo Ministério Público, a outra parte a associação espera arrecadar através do Bazar de Natal e de outras ações, como rifas beneficentes.