Destaques Esporte

Associação anuncia torneio de futebol em abril de 2021

Por Ézio Santos/ Especial

4 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Depois de completar um ano e cinco meses de fundação, nesta quarta-feira, dia 3, o presidente da Associação Regional de Esporte Amador (AREA) anunciou ontem que a entidade vai promover, em abril, o primeiro torneio de futebol. A reunião do conselho arbitral envolvendo os dirigentes esportivos acontece hoje, às 19h, na Câmara Municipal, visando a organização da Copa Pizantti 2021 que deverá reunir aproximadamente 20 equipes.

Eleito em 3 de setembro de 2019, durante o encontro de fundação a AREA, o bancário Otávio Augusto Diniz Kallas, de 29 anos, revelou que o apoio do prefeito Diego de Oliveira foi fundamental para que associação se tornasse efetivamente uma realidade.

Sem pressa, esperamos o momento certo de colocar em prática meu projeto de valorizar não só o futebol amador de Passos. Ela foi criada também para dar suporte ao torneio de outras modalidades esportivas coletivas e individuais que não têm recursos para promovê-lo”, explicou o presidente, que acumula a mesma função no Passos Futsal.

Sobre o futebol, Otávio confirmou que o maior problema dos clubes é se manter.

Como a AREA não visa lucros, através de um trabalho eficiente de marketing vamos diminuir os gastos das diretorias, atletas, e, principalmente, destacar as empresas que, de uma forma ou outra, contribuem para que os times entrem em campo. Outro objetivo é acelerar a união entre dirigentes para que Passos volte a ser destaque no cenário esportivo, seja regional, estadual, e, quem sabe, até nacional. Temos condições para isso”, ressaltou.

Já conversei, inclusive, com a secretária Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Michela Resende Ribeiro que se dispôs a nos ajudar, principalmente em relação a estádios, os quais no município são apenas dois. Sinto que os dirigentes das equipes estão empolgados e Passos passa a viver uma nova era em relação ao esporte”, afirma Otávio, que terá o empresário Marcos Silveira na vice-presidência da entidade esportiva para o mandato de quatro anos.

A grande maioria dos clubes que já mostrou interesse em disputar o torneio a partir de abril, tinha duas opções: seguir o calendário de competições da Liga Passense de Desportos (LPD) ou da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, que promovia anualmente o campeonato nas categorias principal e varzeano, mas nos últimos anos não foi realizado.

Para o contabilista e presidente do São Jorge FC, Olinto Mateus Maia Benjamim, a criação da AREA é importante para o fortalecimento do esporte amador de Passos e região. “Estou bastante otimista e creio que todos os comandantes dos times tenham o mesmo pensamento”, disse.

Já o dirigente do Amigos Vira Copo na Taça Passos, Telmo Donizete da Silva, achou ótima a fundação da associação porque afirmou ser um dos idealizadores do projeto.

Junto com o Batata e o Vítão, lançamos a semente que já está crescendo. Infelizmente, por falta de tempo, não pude tomar frente da associação, mas vai ser um sucesso se os times tiverem o bom senso de se unirem em prol do esporte amador passense”, salientou.