Cultura Destaques

Artistas recebem homenagem em Cássia

Por Talita Souza / Redação

4 de dezembro de 2020

O valor é destinado para temas como artes cênicas, música, audiovisual, literatura, culturas populares e artes visuais. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

CÁSSIA – Na última quinta-feira, 3, o ‘Dia do Artista Cassiense’ foi celebrado com homenagens e entrega de troféus para 18 artistas do município. A data foi criada por meio do projeto de lei nº 045/2017, apresentado pelo vereador Dannilo Rodrigues Silveira e aprovado por unanimidade na Câmara. A comemoração estava marcada para o dia 24 de agosto deste ano, mas teve que ser adiada para dezembro devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo Silveira, as indicações dos artistas foram realizadas após uma análise do censo cultural de Cássia, que conta com a inscrição de 236 artistas da cidade em diversas categorias e modalidades. A ideia é que a premiação se repita nos próximos anos e que todos os artistas do município sejam homenageados.

O vereador conta que faz parte de um grupo de teatro local desde os 9 anos de idade e que foi essa ligação com a arte que o motivou a criar o projeto de lei. Para ele, o Dia do Artista Cassiense é uma forma de homenagear e valorizar os artistas da cidade.

Eu vejo que, aqui em Cássia, nós temos muitos artistas. Eu falo que é uma terra abençoada, porque nós temos tantos talentos e eu gostaria que esses talentos fossem reconhecidos, que eles fossem premiados para serem valorizados no trabalho que fazem. É muito difícil viver da arte. Eu sei que temos grandes artistas aqui em nossa cidade, mas infelizmente muitas pessoas não dão o devido valor. Então eu resolvi criar a lei e, também, criar a primeira edição do Troféu Artista Cassiense. Esse Troféu Artista Cassiense é justamente para poder valorizar esses artistas, porque eles levam o nome da cidade em suas apresentações, obras de arte e entrevistas, então eles acrescentam muito para o nosso município. É uma forma de carinho e reconhecimento pelo que eles fazem, que é a valorização da arte”, disse.

Para Helena Dutra Almeida, uma das artistas homenageadas na categoria audiovisual, com um canal de história no YouTube, participar da premiação é algo muito gratificante.

Eu estou imensamente feliz, foi uma surpresa e é uma honra poder participar dessa primeira edição do Troféu Artista Cassiense. Isso, para mim, significa muito, porque é um reconhecimento de tudo o que estou fazendo. Não tenho palavras para expressar como estou feliz com esse prêmio e esse reconhecimento pelo meu trabalho. Meu canal chama ‘Lele Almeida’, e nesse canal estou documentando a história de Cássia”, contou.

A comemoração aconteceu na Casa da Cultura de Cássia, com transmissão ao vivo pela DTTV Cássia, por meio do Facebook e do YouTube. Os 18 artistas homenageados foram: Simone Cristina Santos, Celso Oliveira, Antônio de Sousa, Helena Dutra Almeida, Fernando Stockler Fonseca Rodrigues, Donizete Antônio de Sousa, Reinaldo Azevedo Borges, Maria Sílvia Rodrigues Alves, Fernando Pires, Karla Cristina Aparecida Silva, Rogério Barros Pinto, Celina Maria de Oliveira, Reinaldo Honório Toledo, Célia Mazaro de Melo Pinto, Humberto Patrick Pampanini França, José Reinaldo Pinto, Maria Auxiliadora Borges e Sérgio Antônio de Araújo.