Destaques Variedades

Artista visual estimula atividades entre pais e filhos

7 de abril de 2020

PASSOS – Em tempos de isolamento domiciliar, no qual a família passa a compartilhar períodos maiores de convivência, a artista visual Raquel Augusto Alves Amaral estimula a realização de atividades de costura entre as pessoas.

Raquel, idealizadora do Ateliê Chico Bolacha, ensina como utilizar essa fase para promover brincadeiras lúdicas entre as crianças. Com a proximidade da Páscoa, a proposta da artista visual para este mês é a produção do coelho Sansão, o brinquedo preferido da Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa.

Para confeccioná-lo, é preciso tesoura, agulha, retalhos de pano, linha e tecido (feltro). “Recomendo a supervisão de um adulto, já que vamos utilizar alguns materiais pontiagudos”, orienta a artista visual.

Ambientar os pequenos a um trabalho manual, como defende Raquel, é uma maneira de mostrar à criança que o mundo criativo é prazeroso, já que exercita a motricidade fina e motora. “Quando a iniciativa vem da própria criança, o incentivo para desenvolver atividades assim acontece de maneira mais fácil. Contudo, sempre é possível oportunizar um momento de aprender algo diferente para compartilhar ideias”, afirma.

Devido às recomendações para ficar em casa, o curso de Costura Criativa, que começou em fevereiro e que era ministrado no Ateliê, teve que mudar de formato. “Aqui, no Ateliê, meus alunos começam na costura a partir dos sete anos, de maneira independente. Por estes dias, nossas aulas estão acontecendo por vídeoaula, em que gravo o material e envio para as crianças, assim elas fazem em casa, no tempo delas”, descreveu Raquel.

Observar o desenvolvimento dos pequenos é uma das etapas mais preciosas para a artista. “Vejo que, em cada aula, as crianças estão mais seguras de si e do que estão aprendendo. Tenho alguns que começam tão tímidos, mal conseguem segurar a tesoura ou a agulha e, no decorrer das aulas, eles vão se surpreendendo e executando propostas com mais facilidade”, ressaltou a idealizadora do Ateliê Chico Bolacha.

Para receber em sua casa os moldes e costurar com a criançada o seu Sansão, envie uma mensagem para o WhatsApp de Raquel, pelo número (35) 9 8832-4386.