Destaques Variedades

Artista participa de concurso mundial com obra realista

Por Adriana Dias / Redação

27 de março de 2021

Foto: Divulgação

Com apenas 10 quadros pintados, no estilo realista, o carmelitano residente em Passos, Ântuni Gabriel Toscano de Lima, de 19 anos, está participando do concurso mundial ‘The Global Art Awards’, que neste ano está sendo realizado em Tokyo, no Japão. O resultado da votação popular será divulgado no dia 25 de maio e o do júri no dia 5 de junho. A tela que concorre à premiação e precisa de votação do público tem 50 cm ×70 cm e foi denominada ‘Oorlogsvrou’ que significa Mulher de guerra.

De acordo com Toscano – nome artístico -, essa pintura é extremamente importante para porque representa questões raciais, do empoderamento feminino, mas principalmente, representa e valoriza uma cultura que muitas vezes não é valorizada que a cultura africana.

Essa cultura está inteiramente ligada com o Brasil, todos nós sabemos o laço histórico que África e Brasil têm. Acho muito justo poder apresentar essa arte, para isso eu preciso da votação de vocês. Para realização do meu sonho, conseguir alavancar minha carreira de artista, preciso do seu voto. O link é Link de acesso: https://1.shortstack.com/3S0wmS/rr1b0?we=82977539-267910038”, pediu o jovem artista.

Sem nenhum familiar ligado às artes, Toscano contou à reportagem que, embora desde muito pequeno seja apaixonado pelo mundo das artes, ele só iniciou os trabalhos há pouco mais de 1 ano.

Amo descobrir novos estilos e técnicas. Não me limito, pois acredito que a magia da arte seja essa, se redescobrir a cada instante. Tenho em minha mãe minha grande incentivadora, assim como toda minha família e amigos. Eles sempre diziam que eu tinha o dom das artes, então, acabei acreditando”, salientou o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais, que ainda quer cursar Artes Plásticas.

Sobre o estilo de pintura realista, o artista explicou que tem como características a representação da realidade crua, em que as coisas são como elas são; realidade imediata e não imaginada; politização; caráter de denúncia das desigualdades.

Ântuni Gabriel Toscano de Lima, está participante do ‘The Global Art Awards’. / Foto: Divulgação