Destaques Geral

Arteiras da Canastra conquistam clientes pelo Guia Virtual do Empório Senar

24 de outubro de 2020

Produtoras de peças usam como base a fibra da bananeira. / Foto: Divulgação

DELFINÓPOLIS – As Arteiras da Canastra, grupo de artesãs de Delfinópolis, seguem produzindo e conquistando novos clientes. Produtoras de peças que tem como base a fibra da bananeira, elas integram o Guia Virtual do Empório Senar Minas e já receberam clientes através dele. O grupo surgiu há dois anos para a reutilização da fibra, material em abundância no município; Delfinópolis é o segundo maior produtor de banana no Estado de Minas.

O mês de outubro foi marcado pela procura das peças artesanais. Durante esse período, elas receberam a visita de uma designer do Paraná, que chegou até elas através do Guia Virtual. Para a Analista de Eventos do Sistema e coordenadora do projeto Suzana Diniz esta resposta é importante, pois reafirma as demandas de compras já registradas para outros estados e participação em feiras virtuais.

“O Guia está disponível a todos ao acessar a página do Sistema Faemg/Senar/Inaes aumentando as oportunidades de comercialização diretamente entre o produtor e o consumidor de todo país. Esse é o nosso objetivo: ser um canal de divulgação dos produtos de alunos do Senar Minas e aproximar o público consumidor direto com o produtor”.

O resultado do trabalho das artesãs nos últimos dois anos começa a se firmar com a conquista de novos mercados. No último feriado, por exemplo, 12 de outubro, as peças foram comercializadas antes da data por lojistas que foram até Delfinópolis. O sucesso surpreendeu. “Nós vendemos tudo, a loja ficou vazia para o feriado. Estamos trabalhando na correria e vendendo”, relatou Carina Fátima de Souza Melo.

O grupo formado por 30 artesãs está trabalhando nesse período da pandemia com 14. Nesse mês de outubro se preparam para as festas de final de ano e a produção está focada em peças natalinas para a decoração. Segundo Carina, a média de vendas está em 60 peças por mês.