Destaques Previdência

Armadilhas do consignado

8 de dezembro de 2020

Em outubro, mês em que o governo federal ampliou temporariamente a margem do empréstimo consignado de 35% para 40%, o INSS registrou 32,9 milhões de contratos ativos. Cerca de 7 milhões de contratos a mais do que o registrado em 2019. O número de reclamações relacionadas a esse tipo de empréstimo no Procon-SP também disparou: de 2.035, nos dez primeiros meses do ano passado, para 4.123 até outubro deste ano.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Regra
  • Recomendação
  • Extratos mensais
  • O que considerar

Regra

Cada pensionista ou aposentado pode contratar até nove empréstimos e um cartão de crédito consignado ao mesmo tempo, desde que respeite o seu limite da margem consignável. Com o cartão, o beneficiário tem um limite pré-aprovado, pode fazer saques e parte do valor da fatura é descontado diretamente do benefício. O resto da fatura é pago normalmente.

Recomendação

Especialistas recomendam usar o crédito para questões urgentes e para quitar dívidas mais caras, já que o benefício previdenciário será comprometido. Quem não tem interesse em contratar ou receber ofertas de consignados pode bloquear o telefone pelo “Não me perturbe”, plataforma criada para diminuir o assédio aos consumidores. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), atualmente, 80 mil pessoas aderem ao serviço por mês, em média.

Extratos mensais

Em todos os casos é preciso ficar atento aos extratos mensais do benefício para conferir se nenhum empréstimo foi feito sem autorização. Em casos dedúvidas, o primeiro passo é procurar o banco e o INSS, se não resolver, recorra aos órgãos de defesa do consumidor.

O que considerar

Além de possuir taxas bem menores do que as do cartão de crédito, o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício em parcelas mensais fixas Ou seja, até que o empréstimo seja quitado, o aposentado vai receber menos todo mês. Cada beneficiário de pensão e aposentadoria pode contratar até 9 contratos para empréstimo e 1 para cartão de crédito ao mesmo tempo, comprometendo até 40% da sua renda previdenciária.

Os bancos são livres para definir suas taxas de juros do crédito consignado do INSS, desde que o índice máximo por mês seja de até: 1,80%, para o empréstimo; 2,70%, para o cartão de crédito. Antes de tomar um empréstimo, pergunte-se: Para que preciso do dinheiro? É mesmo necessário? A prestação cabe no meu orçamento? Tome nota de todos os seus gastos e descubra para onde vai cada centavo do dinheiro durante o mês