Destaques Geral

Após suspensão de cirurgias devido à pandemia, Castramóvel volta em julho

18 de junho de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A tão sonhada unidade móvel itinerante de atenção à saúde animal, o Castramóvel, administrada pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) completa oficialmente hoje, seis meses que entrou em operação, contudo a pandemia causada pelo coronavírus prejudicou sensivelmente os trabalhos de esterilização de cães e gatos. As atividades estão previstas para recomeçar na primeira quinzena de julho e percorrer todos as cidades filiadas à entidade microrregional.

O Castramóvel é um furgão equipado para realização cirurgias gratuitas de esterilização que, constitui-se num método ético e eficaz na busca pela promoção da saúde pública e ambiental, tendo em vista que a reprodução indiscriminada de cachorros e gatos aumenta os casos de abandono, maus-tratos e contribui na propagação das doenças transmissíveis ao homem (zoonoses), influenciando não só o meio em que vivemos como os animais da região.

Os coordenadores do projeto, entre os quais o advogado e atual secretário Executivo da Ameg, Henrique Rodarti Fernandes Silva, explicou que o Castramóvel foi adquirido através do empenho do deputado estadual passense Cássio Soares com objetivo de atender todos os municípios filiados à entidade.

De imediato, tivemos a parceira do Sindicato dos Produtores Rurais (Sinrural) que cedeu sem nenhum custo uma área no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos onde a unidade móvel de castração é posicionada sempre que é emitido o alvará sanitário. Em Passos estamos contamos também com as diretorias das ONG’s Patas Amigas e SOS Patas”, relatou.

Conforme o responsável técnico do Castramóvel, o médico veterinário Cláudio Leal Soares, para que a unidade móvel possa funcionar nos municípios é necessária a autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e também a emissão do alvará sanitário pela Vigilância Sanitária (Visa) local.

Além do responsável técnico a equipe envolvida no projeto também conta com um médico veterinário cirurgião contratado via credenciamento, voluntários indicados pelas Ong’s e apoio logístico da Ameg e das prefeituras beneficiárias. Outra exigência do projeto é a necessidade de credenciamento de clínicas veterinárias regulares para o apoio de retaguarda em casos de emergência.

Cláudio revelou que nos primeiros seis meses de atividades do castramóvel, foram castrados em três etapas realizadas em Passos, 60 animais – cinco cachorros, quatro gatas e 51 cadelas – todos selecionados pelas Patas Amigas e SOS Patas.

Veio a pandemia e dia 16 de março suspendemos a cirurgias. Já estamos para definir o cronograma de atendimento aos municípios que ainda não receberam o serviço. Para tanto precisamos dos locais definidos com a infraestrutura de apoio necessária. Em seguida buscamos a aprovação do CRMV e finalmente a aprovação da Visa de cada município. A quantidade de dias que o castramóvel ficará em cada município é proporcional ao número de habitantes. Custeio do projeto está incluído nos recursos de contribuição das prefeituras associadas”, discorreu.

“Com as primeiras etapas de castração foi possível aprimorar o projeto com necessidade de prazo entre os mesmos para adaptações. É um projeto permanente em contínuo. A meta inicial é de 16 esterilizações a cada dia útil da semana, perfazendo aproximadamente 3.800 operações ao longo do ano. Acredito que em 15 dias vamos reiniciar as cirurgias pós pandemia.”

Os municípios a receberem o serviço do Castramóvel são Capetinga, Piumhi, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Pratápolis e São João Batista do Glória, que juntamente com Passos são o atuais filiados à Ameg cujo presidente é Adeberto José de Melo, o Deco, prefeito de Piumhi.

Os demais municípios da microrregião de Passos, porém não filiados à Ameg são: Alpinópolis, Claraval, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Pimenta, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.